Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29179
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Alessandra Fernandes Da | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-05T18:04:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-05T18:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29179 | - |
dc.description.abstract | When reading, each reader goes through a process of construction of meaning of the text, taking into account their objectives, the knowledge already acquired by a certain subject, about the author, and everything that happens in the narrative that can be articulated to other types of knowledge and themes already studied. Perception, reflection and criticality are part of this construction process. The general objective is to survey the research produced about the work with Children's Literature in Early Childhood Education, in the Portal of Periodicals CAPES. As specific goals, we have: to analyze how the teaching of Children's Literature is worked in Children's Education, from the articles surveyed at the Portal de Periódicos CAPES; to identify the main contributions of the teaching of Children's Literature to the learning of children, in the articles surveyed at the Portal de Periódicos CAPES. In this study, descriptions, reflections, and analyses are systematically made about the object of study, analyzing how literature is inserted in Children's Education, thus constituting qualitative research. This is bibliographical research that is developed from already elaborated material, consisting mainly of books and scientific articles, in the CAPES Periodicals Portal. Through the present study, we can observe the benefits of generating experiences that can expand children's capabilities through literary presence, especially using storytelling. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-12-05T17:13:18Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlessandraFernandesdaSilva_TCC.pdf: 514466 bytes, checksum: d29ac8891ca3fa7814c4139b262251b8 (MD5) AlessandraFernandesdaSilva_TERMO.PDF: 374514 bytes, checksum: 211d1ee428dcb8298a88930cc3adcb85 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-05T18:04:38Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlessandraFernandesdaSilva_TCC.pdf: 514466 bytes, checksum: d29ac8891ca3fa7814c4139b262251b8 (MD5) AlessandraFernandesdaSilva_TERMO.PDF: 374514 bytes, checksum: 211d1ee428dcb8298a88930cc3adcb85 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-05T18:04:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlessandraFernandesdaSilva_TCC.pdf: 514466 bytes, checksum: d29ac8891ca3fa7814c4139b262251b8 (MD5) AlessandraFernandesdaSilva_TERMO.PDF: 374514 bytes, checksum: 211d1ee428dcb8298a88930cc3adcb85 (MD5) Previous issue date: 2023-06-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura infantil | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil: levantamento de pesquisas no portal periódicos capes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Sheila Valéria Pereira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2534046929224383 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Lattes não recuperado em 05/12/2023 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao ler, cada leitor passa por um processo de construção de significado do texto, levando em consideração os seus objetivos, o conhecimento já adquirido por determinado assunto, sobre o autor, e tudo que acontece na narrativa que pode ser articulado a outros tipos de saberes e temas já estudados. A percepção, a reflexão, a criticidade fazem parte desse processo de construção. O objetivo geral é levantar as pesquisas produzidas acerca do trabalho com a Literatura Infantil na Educação Infantil, no Portal de Periódicos CAPES. Como os objetivos específicos, temos: analisar como o ensino de Literatura Infantil é trabalhado na Educação Infantil, a partir dos artigos levantados no Portal de Periódicos CAPES; Identificar as principais contribuições do ensino da Literatura Infantil para a aprendizagem das crianças, nos artigos levantados no Portal de Periódicos CAPES.No presente trabalho, são realizadas descrições, reflexões e análises de modo sistemático acerca do objeto de estudo, analisando como se dá a inserção da literatura na Educação Infantil constituindo-se, assim, em uma pesquisa de natureza qualitativa.Esta pesquisa é do tipo bibliográfica que é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, dentro do Portal de Periódicos da CAPES. Através do presente estudo, podemos observar os benefícios de gerar experiências que possam expandir as capacidades das crianças através da presença literária, especialmente usando a contação de histórias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlessandraFernandesdaSilva_TCC.pdf | TCC | 502,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AlessandraFernandesdaSilva_TERMO.PDF | TERMO | 365,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons