Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Alessandra Fernandes Da-
dc.date.accessioned2023-12-05T18:04:38Z-
dc.date.available2023-12-05T18:04:38Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29179-
dc.description.abstractWhen reading, each reader goes through a process of construction of meaning of the text, taking into account their objectives, the knowledge already acquired by a certain subject, about the author, and everything that happens in the narrative that can be articulated to other types of knowledge and themes already studied. Perception, reflection and criticality are part of this construction process. The general objective is to survey the research produced about the work with Children's Literature in Early Childhood Education, in the Portal of Periodicals CAPES. As specific goals, we have: to analyze how the teaching of Children's Literature is worked in Children's Education, from the articles surveyed at the Portal de Periódicos CAPES; to identify the main contributions of the teaching of Children's Literature to the learning of children, in the articles surveyed at the Portal de Periódicos CAPES. In this study, descriptions, reflections, and analyses are systematically made about the object of study, analyzing how literature is inserted in Children's Education, thus constituting qualitative research. This is bibliographical research that is developed from already elaborated material, consisting mainly of books and scientific articles, in the CAPES Periodicals Portal. Through the present study, we can observe the benefits of generating experiences that can expand children's capabilities through literary presence, especially using storytelling.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2023-12-05T17:13:18Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlessandraFernandesdaSilva_TCC.pdf: 514466 bytes, checksum: d29ac8891ca3fa7814c4139b262251b8 (MD5) AlessandraFernandesdaSilva_TERMO.PDF: 374514 bytes, checksum: 211d1ee428dcb8298a88930cc3adcb85 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-05T18:04:38Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlessandraFernandesdaSilva_TCC.pdf: 514466 bytes, checksum: d29ac8891ca3fa7814c4139b262251b8 (MD5) AlessandraFernandesdaSilva_TERMO.PDF: 374514 bytes, checksum: 211d1ee428dcb8298a88930cc3adcb85 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-05T18:04:38Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlessandraFernandesdaSilva_TCC.pdf: 514466 bytes, checksum: d29ac8891ca3fa7814c4139b262251b8 (MD5) AlessandraFernandesdaSilva_TERMO.PDF: 374514 bytes, checksum: 211d1ee428dcb8298a88930cc3adcb85 (MD5) Previous issue date: 2023-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLeitura infantilpt_BR
dc.titleLiteratura infantil: levantamento de pesquisas no portal periódicos capespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sheila Valéria Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534046929224383pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 05/12/2023pt_BR
dc.description.resumoAo ler, cada leitor passa por um processo de construção de significado do texto, levando em consideração os seus objetivos, o conhecimento já adquirido por determinado assunto, sobre o autor, e tudo que acontece na narrativa que pode ser articulado a outros tipos de saberes e temas já estudados. A percepção, a reflexão, a criticidade fazem parte desse processo de construção. O objetivo geral é levantar as pesquisas produzidas acerca do trabalho com a Literatura Infantil na Educação Infantil, no Portal de Periódicos CAPES. Como os objetivos específicos, temos: analisar como o ensino de Literatura Infantil é trabalhado na Educação Infantil, a partir dos artigos levantados no Portal de Periódicos CAPES; Identificar as principais contribuições do ensino da Literatura Infantil para a aprendizagem das crianças, nos artigos levantados no Portal de Periódicos CAPES.No presente trabalho, são realizadas descrições, reflexões e análises de modo sistemático acerca do objeto de estudo, analisando como se dá a inserção da literatura na Educação Infantil constituindo-se, assim, em uma pesquisa de natureza qualitativa.Esta pesquisa é do tipo bibliográfica que é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, dentro do Portal de Periódicos da CAPES. Através do presente estudo, podemos observar os benefícios de gerar experiências que possam expandir as capacidades das crianças através da presença literária, especialmente usando a contação de histórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlessandraFernandesdaSilva_TCC.pdfTCC502,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AlessandraFernandesdaSilva_TERMO.PDFTERMO365,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons