Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Joilma de Lima Cruz-
dc.date.accessioned2017-11-21T11:46:26Z-
dc.date.available2016-06-21-
dc.date.available2017-11-21T11:46:26Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2917-
dc.description.abstractThis work aims to investigate how the Portuguese Language collection (2013), by Roberta Hernandes Alves and Vima Lia Martin, aimed at High School (1st to 3rd year), deals with textual cohesion and if this phenomenon is related to reading teaching, textual production and / or linguistic analysis. The present research is qualitative and documental based, above all, on the theoretical assumptions of Antunes (2005), Koch (2010, 2015), Marcuschi (2008, 2009) and Fávero (1988, 2000). As methodological procedures was made an initial search in the summary trying to identify the units in which textual cohesion was approached. From this, it was examined the approach of the phenomenon, as well as observed in which axis of education (reading, production or linguistic analysis) it fit. When we conclude the analysis, we find a satisfactory scenario in relation to the work with textual cohesion, since it is in line with the most up-to-date literature in the area of Textual Linguistics, as well as with official documents of language teaching. We observed that the insertion of the content of textual cohesion in the works had its importance in the teaching process of reading, as well as textual production, and could to contribute significantly to the expansion of the linguistic-communicative competence of the high school students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-21T11:46:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JLCS21062016.pdf: 21258966 bytes, checksum: b1358f0648eba321884a40ceabeb191d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-21T11:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JLCS21062016.pdf: 21258966 bytes, checksum: b1358f0648eba321884a40ceabeb191d (MD5) Previous issue date: 2016-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectColeção Língua Portuguesa - Coesão textualpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleA abordagem da coesão textual na coleção Língua Portuguesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Socorro Cláudia Tavares de-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar como a coleção Língua Portuguesa (2013), das autoras Roberta Hernandes Alves e Vima Lia Martin, destinada ao Ensino Médio (1º ao 3º ano), aborda a coesão textual e se esse fenômeno está relacionado ao ensino de leitura, produção textual e/ou análise linguística. A presente pesquisa é qualitativa e documental fundamentada, sobretudo, nos pressupostos teóricos de Antunes (2005), Koch (2010, 2015), Marcuschi (2008, 2009) e Fávero (1988, 2000). Como procedimentos metodológicos foi feita uma busca inicial no sumário procurando identificar as unidades nas quais a coesão textual era abordada. A partir disso, foi examinada a abordagem do fenômeno, bem como observado em qual eixo de ensino (leitura, produção ou análise linguística) ele se encaixava. Ao concluirmos a análise, encontramos um cenário satisfatório em relação ao trabalho com a coesão textual, uma vez que está em consonância com a literatura mais atualizada na área da Linguística Textual, bem como com os documentos oficiais de ensino de língua. Observamos que a inserção do conteúdo da coesão textual nas obras teve sua importância no processo de ensino da leitura, como também da produção textual, podendo contribuir significativamente para a ampliação da competência linguístico-comunicativa por parte dos alunos do Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLCS21062016.pdf20,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons