Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29191
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Veras, José Gustavo Fragoso de | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-06T18:05:11Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29 | - |
dc.date.available | 2023-12-06T18:05:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29191 | - |
dc.description.abstract | The overall objective of this project was to analyze the contributions of the Feedback teaching strategy, in a sustainable way, in the development of self-regulated learning in professional master’s students. For this purpose, two collection processes were carried out, an interview and a desk analysis, respectively in classes 12 and 14, belonging to the Graduate Program in Management of Learning Organizations at Universidad Federal da Paraíba, which were chosen because they had experienced the application of the strategy previously mentioned. The results of the research revealed that, by applying the strategy, the students felt a sense of security and belonging in a classroom where there is light and noise-free communication, increasing their learning levels. It was also revealed that the feedback teaching strategy has the potential to develop self-regulatory characteristics in students, with greater intensity being developed in the characteristics of motivation and mastery of emotions. Another fact identified was that the external support characteristic must be well worked on, as it offers a basis for the development of the other characteristics. Finally, it is proposed, as a product of this research, a framework for the application of the feedback teaching strategy, as there was a desire to expand the strategy to other MPGOA teachers on the part of the subjects addressed. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-12-06T18:05:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoseGustavoFragosoDeVeras_Dissert.pdf: 1279496 bytes, checksum: 460b77763df3b3a6c0b9e3fb3a999331 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-06T18:05:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoseGustavoFragosoDeVeras_Dissert.pdf: 1279496 bytes, checksum: 460b77763df3b3a6c0b9e3fb3a999331 (MD5) Previous issue date: 2023-06-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estratégia de ensinagem feedback | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Organizações aprendentes | pt_BR |
dc.subject | Self-regulation of learning | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.title | Feedback enquanto estratégia de ensinagem: uma análise frente ao desenvolvimento da aprendizagem autorreguladora na pós-graduação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Gabriela Tavares dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2368477613087875 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3831057435500806 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da estratégia de ensinagem feedback, de forma sustentável, no desenvolvimento da aprendizagem autorregulada do mestrando profissional. Para tal, foram realizados dois processos de coleta, uma entrevista e uma análise documental, respectivamente nas turmas 12 e 14, pertencentes ao Programa de Pósgraduação em Gestão de Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba, as quais foram escolhidas por terem vivenciado a aplicação da estratégia aqui estudada. Os resultados da pesquisa revelaram que, pela aplicação da estratégia, os alunos sentiram a sensação de segurança e pertencimento em uma sala de aula onde há uma comunicação leve e livre de ruídos, aumentando seus níveis de aprendizagem. Também se revelou que a estratégia de ensinagem feedback tem o potencial de desenvolver as características autorregulatórias nos estudantes, sendo desenvolvido em maior intensidade as características da motivação e do domínio das emoções. Outro fato identificado foi que a característica apoio externo deve ser bem trabalhada, pois esta oferece base para o desenvolvimento das demais características. Por fim, propõe-se, como produto desta pesquisa, um framework da aplicação da estratégia de ensinagem feedback, pois houve o desejo da ampliação da estratégia para os demais docentes MPGOA por parte dos sujeitos abordados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoseGustavoFragosoDeVeras_Dissert.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons