Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeras, José Gustavo Fragoso de-
dc.date.accessioned2023-12-06T18:05:11Z-
dc.date.available2023-06-29-
dc.date.available2023-12-06T18:05:11Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29191-
dc.description.abstractThe overall objective of this project was to analyze the contributions of the Feedback teaching strategy, in a sustainable way, in the development of self-regulated learning in professional master’s students. For this purpose, two collection processes were carried out, an interview and a desk analysis, respectively in classes 12 and 14, belonging to the Graduate Program in Management of Learning Organizations at Universidad Federal da Paraíba, which were chosen because they had experienced the application of the strategy previously mentioned. The results of the research revealed that, by applying the strategy, the students felt a sense of security and belonging in a classroom where there is light and noise-free communication, increasing their learning levels. It was also revealed that the feedback teaching strategy has the potential to develop self-regulatory characteristics in students, with greater intensity being developed in the characteristics of motivation and mastery of emotions. Another fact identified was that the external support characteristic must be well worked on, as it offers a basis for the development of the other characteristics. Finally, it is proposed, as a product of this research, a framework for the application of the feedback teaching strategy, as there was a desire to expand the strategy to other MPGOA teachers on the part of the subjects addressed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2023-12-06T18:05:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoseGustavoFragosoDeVeras_Dissert.pdf: 1279496 bytes, checksum: 460b77763df3b3a6c0b9e3fb3a999331 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-06T18:05:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JoseGustavoFragosoDeVeras_Dissert.pdf: 1279496 bytes, checksum: 460b77763df3b3a6c0b9e3fb3a999331 (MD5) Previous issue date: 2023-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégia de ensinagem feedbackpt_BR
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectOrganizações aprendentespt_BR
dc.subjectSelf-regulation of learningpt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.titleFeedback enquanto estratégia de ensinagem: uma análise frente ao desenvolvimento da aprendizagem autorreguladora na pós-graduaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriela Tavares dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2368477613087875pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831057435500806pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral analisar as contribuições da estratégia de ensinagem feedback, de forma sustentável, no desenvolvimento da aprendizagem autorregulada do mestrando profissional. Para tal, foram realizados dois processos de coleta, uma entrevista e uma análise documental, respectivamente nas turmas 12 e 14, pertencentes ao Programa de Pósgraduação em Gestão de Organizações Aprendentes da Universidade Federal da Paraíba, as quais foram escolhidas por terem vivenciado a aplicação da estratégia aqui estudada. Os resultados da pesquisa revelaram que, pela aplicação da estratégia, os alunos sentiram a sensação de segurança e pertencimento em uma sala de aula onde há uma comunicação leve e livre de ruídos, aumentando seus níveis de aprendizagem. Também se revelou que a estratégia de ensinagem feedback tem o potencial de desenvolver as características autorregulatórias nos estudantes, sendo desenvolvido em maior intensidade as características da motivação e do domínio das emoções. Outro fato identificado foi que a característica apoio externo deve ser bem trabalhada, pois esta oferece base para o desenvolvimento das demais características. Por fim, propõe-se, como produto desta pesquisa, um framework da aplicação da estratégia de ensinagem feedback, pois houve o desejo da ampliação da estratégia para os demais docentes MPGOA por parte dos sujeitos abordados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoseGustavoFragosoDeVeras_Dissert.pdf1,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons