Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29199
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alexandre, Giovana Kelly Batista | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T15:52:27Z | - |
dc.date.available | 2023-11-23 | - |
dc.date.available | 2023-12-07T15:52:27Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29199 | - |
dc.description.abstract | This study aims to promote workshops on agroecological activities with male and female students entering the agroecology program. The workshops were designed to provide participants with the opportunity to experience and learn sustainable agricultural management practices, including organic fertilization, efficient microorganism management, alternative solutions, among others. The research seeks to assess how participation in the workshops influences the knowledge of students regarding agroecology and its practices. The study involved the administration of questionnaires to diagnose students' conceptions of agroecology and a qualitative approach during the analysis and interpretation of the data, aiming to identify the participants' main learnings. The workshops conducted outside the classroom were effective in stimulating the learning of agroecology newcomers. This work emphasizes the significance of these experiences for the academic development of students in the field, highlighting a preference for practical methods. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Costa (mariaestela@cchsa.ufpb.br) on 2023-12-07T15:52:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GiovanaKellyBatistaAlexandre_Monogr..pdf: 1558793 bytes, checksum: 3c10de8aa0f8156eda7cfcd3bad0bf40 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-12-07T15:52:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) GiovanaKellyBatistaAlexandre_Monogr..pdf: 1558793 bytes, checksum: 3c10de8aa0f8156eda7cfcd3bad0bf40 (MD5) Previous issue date: 2023-11-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Metodologias participativas | pt_BR |
dc.subject | Práticas agrícolas | pt_BR |
dc.subject | Área agroecopedagógica | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Participatory methodologies | pt_BR |
dc.subject | Agricultural practices | pt_BR |
dc.subject | Agroecopedagogical area | pt_BR |
dc.title | Semeando conhecimento e práticas agroecológicas: oficinas para estudantes ingressantes no curso de agroecologia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Alexandre Eduardo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3615237118676699 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9315964051329768 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo principal promover oficinas de atividades agroecológicas realizadas com estudantes ingressantes no curso de agroecologia. As oficinas foram planejadas para proporcionar aos participantes a oportunidade de vivenciar e aprender práticas sustentáveis de manejo agrícola, incluindo adubação orgânica, manejo de microrganismos eficientes, caldas alternativas, entre outras. O estudo buscou avaliar como a participação nas oficinas influencia o conhecimento dos/as estudantes em relação à agroecologia e suas práticas. A pesquisa envolveu a aplicação de questionários para diagnóstico sobre as concepções dos/as estudantes sobre a agroecologia e abordagem qualitativa no momento da análise e interpretação dos dados obtidos, buscando identificar os principais aprendizados dos/as participantes. As oficinas fora da sala de aula foram eficazes em estimular a aprendizagem dos ingressantes em agroecologia. Este trabalho destaca a importância dessas experiências para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes na área, ressaltando a preferência por métodos práticos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Agricultura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Agroecologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GiovanaKellyBatistaAlexandre_Monogr..pdf | 1,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons