Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCabral, Cindy Araújo-
dc.date.accessioned2023-12-08T21:40:09Z-
dc.date.available2023-12-08T21:40:09Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29203-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-08T21:39:33Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CindyAraújoCabral_TCC.pdf: 788196 bytes, checksum: abd9115b22e44ef6140fb5ea2aa15495 (MD5) CindyAraújoCabral_TERMO.pdf: 551107 bytes, checksum: 61fe1586b634de2765e0c4b18e0434ad (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-08T21:40:09Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CindyAraújoCabral_TCC.pdf: 788196 bytes, checksum: abd9115b22e44ef6140fb5ea2aa15495 (MD5) CindyAraújoCabral_TERMO.pdf: 551107 bytes, checksum: 61fe1586b634de2765e0c4b18e0434ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-08T21:40:09Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CindyAraújoCabral_TCC.pdf: 788196 bytes, checksum: abd9115b22e44ef6140fb5ea2aa15495 (MD5) CindyAraújoCabral_TERMO.pdf: 551107 bytes, checksum: 61fe1586b634de2765e0c4b18e0434ad (MD5) Previous issue date: 2023-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectAfetopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEmoções e aprendizagem : a importância da dimensão afetiva no processo de aprendizagem e sua contribuição na formação de novos docentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoO afeto e a cognição são indissolúveis, eles são as duas asas de um avião que, ao funcionarem em perfeita harmonia, levam o estudante a uma aprendizagem mais efetiva (Arnold e Brown, 1999). As emoções são o ingrediente central dentro dos processos cognitivos (Mora, 2016) e, quando se descarta a dimensão afetiva em sala, aluno e professor são prejudicados. O presente trabalho tem, por objetivo geral, o de fazer uma revisão bibliográfica e refletir como as emoções agem dentro do processo de aprendizagem, e, de maneira específica, tem o objetivo de entender qual a importância de se compreender a dimensão afetiva e de qual modo este entendimento pode contribuir na formação de novos docentes. A metodologia utilizada foi de cunho mais básico, de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e com procedimentos técnicos utilizados de caráter bibliográfico. A pesquisa atingiu seus objetivos gerais e específicos, no entanto, se viu a necessidade de se continuar e fazer uma investigação mais prática e aplicável, mas que foi deixada aberta para investigações futuras. Com este trabalho, se concluiu que, de fato, as emoções afetam a aprendizagem, assim como afetam diretamente a boa prática docente. Abraçar a dimensão afetiva é compreender que a união entre a cognição e a emoção é indissolúvel e que, para se aprender uma língua estrangeira, precisa-se compreender que há dois sujeitos, aluno e professor, que ambos carregam emoções, experiências, sonhos e, para se ter uma verdadeira experiência humana em sala, precisa-se abraçar a liberdade de sentirem, de serem humanos, que é exatamente essa a chave para uma aprendizagem mais efetiva e completa e para um ensino mais leve e com propósito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CindyAraújoCabral_TCC.pdfTCC769,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CindyAraújoCabral_TERMO.pdfTERMO538,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons