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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Erika de Almeida-
dc.date.accessioned2023-12-08T22:13:27Z-
dc.date.available2023-12-08T22:13:27Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29205-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua espanholapt_BR
dc.subjectCentro de línguaspt_BR
dc.titleCentro estadual de línguas da Paraíba : uma análise a partir da política linguísticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa trata de analisar a atuação do Centro de Línguas do Estado da Paraíba (CELIN-PB) e as práticas que se desenvolvem nele a partir do olhar da Política linguística, além de refletir sobre o papel do professor de língua espanhola enquanto agente de políticas linguísticas. Este trabalho está fundamentado em autores da área de Política e Planejamento linguístico, como Ribeiro da Silva (2013), Spolsky (2004), Baldauf Jr. (2004), Ricento (2000), Shohamy (2006), Souza e Soares (2014), Paulino (2021), Ponte (2022), e no documento oficial Marco Comum Europeu de Referência (2001). O trabalho se realizou a partir de duas frentes de análise: pesquisa bibliográfica e entrevistas e análise do material didático construído pelo coordenador de língua espanhola e pelos professores do CELIN-PB. Observamos que a atuação do centro de idiomas se configura como uma ação “informal” de política linguística por parte do estado. Por outro lado, os professores de espanhol da instituição realizam ações que orientam o olhar da comunidade escolar sobre a língua espanhola a partir do momento em que se dispõem a elaborar um material didático que apresenta a língua espanhola com uma perspectiva pluricêntrica e heterogênea, tornando-se, dessa forma, agentes de política linguística.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

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