Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaminha, Mellissa Nicolau-
dc.date.accessioned2023-12-08T22:42:41Z-
dc.date.available2023-12-08T22:42:41Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29208-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-08T22:42:24Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MellissaNicolauCaminha_TCC.pdf: 1849701 bytes, checksum: ca84a7ea5f5852fa0fdef873aaacd266 (MD5) MellissaNicolauCaminha_TERMO.pdf: 137444 bytes, checksum: 47a688d5da8c130d8bc51bf402a9b27a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2023-12-08T22:42:41Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MellissaNicolauCaminha_TCC.pdf: 1849701 bytes, checksum: ca84a7ea5f5852fa0fdef873aaacd266 (MD5) MellissaNicolauCaminha_TERMO.pdf: 137444 bytes, checksum: 47a688d5da8c130d8bc51bf402a9b27a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-08T22:42:41Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MellissaNicolauCaminha_TCC.pdf: 1849701 bytes, checksum: ca84a7ea5f5852fa0fdef873aaacd266 (MD5) MellissaNicolauCaminha_TERMO.pdf: 137444 bytes, checksum: 47a688d5da8c130d8bc51bf402a9b27a (MD5) Previous issue date: 2023-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectEnsino da língua espanholapt_BR
dc.titleTrabalhando a “variación linguística” na sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoA variação linguística é um fenômeno da linguística que afeta a língua espanhola e todas as línguas existentes. Para muitaspessoas, inclusive para os alunos, e para muitos professores, o tema é considerado um desafio difícil de se trabalhar em sala de aula no ensino de língua espanhola. Visando essa problemática, o presente trabalho tem como objetivo geral mostrar queé possível trabalhar esse tema tão abrangente de forma dinâmica e eficaz no ensino fundamental e médio. Também queremos saber quanto a população em geral conhece esse tema e se a escola tem um papel significativo nesse conhecimento. Apesquisa foi realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, as quais, nas aulas de língua espanhola, foram apresentados ao temada variação linguística que foi desenvolvido durante o semestre. Na segunda parte dapesquisa foi aplicado um questionário, à população em geral, a fim de saber qual o conhecimento da mesma acerca da variação linguística e sobre o papel da escola. Otrabalho aponta como fonte de estudo os autores: Adion y Casado (2014), Bagno (2002, 2014), Bown and Bezerra (2010), Calvet (2002, 2011), Moreno Fernández (2009, 2017), Preti (1997, 2003), Ponte (2010) entre outros autores que pesquisam e discorrem sobre o assunto. O caráter da pesquisa é qualitativo e quantitativo, e o método utilizado foi um relato de experiência da própria autora que ministrou aulas mostrando essa variação linguística da língua espanhola e o questionário dirigido à população em geral. Os resultados foram observados de acordo com o decorrer das aulas, com a aprendizagem e interesse dos alunos para com o tema e as respostas do questionário. Pôde-se observar que a maioria dos alunos não conhecia a variação linguística, tampouco o preconceito linguístico, um dos temas trabalhados. Quanto às pessoas pesquisadas sobre o tema, a maioria conhecia sobre o assunto, porém, menos da metade aprendeu sobre variação na escola. A pesquisa mostra a importância de trabalhar o tema dentro da sala de aula despertando o interesse dos alunos os quais começam a ter consciência de que existe a “diferencia” e que esta deve ser respeitada e aceita tanto na língua espanhola como na língua materna dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MellissaNicolauCaminha_TCC.pdfTCC1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MellissaNicolauCaminha_TERMO.pdfTERMO134,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons