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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Michaella Araújo-
dc.date.accessioned2017-11-21T12:36:00Z-
dc.date.available2016-06-21-
dc.date.available2017-11-21T12:36:00Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2927-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeitura de textos sincréticospt_BR
dc.titleSemiótica e sincretismo textual: reflexões sobre a pratica de leitura no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fulaneti, Oriana Nadai-
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a apresentar algumas estratégias de ensino de leitura de textos sincréticos em sala de aula, resultado de um projeto de pesquisa aplicada que vem sendo desenvolvido no Programa de Bolsa e Extensão (PROBEX) da Universidade Federal da Paraíba. A proposição deste trabalho foi pensada tendo em vista a ampliação da presença da multimodalidade como ferramenta comunicativa e a escassez de propostas metodológicas que contemplem essa temática e sejam de fácil acesso aos docentes. O embasamento teórico para o estudo de textos sincréticos funda-se na semiótica discursiva, teoria francesa baseada nos trabalhos de Greimas e, sobretudo nos estudos e desdobramentos greimasianos desenvolvidos por Floch, Fiorin e Teixeira. De acordo com Teixeira, os textos sincréticos são associações entre linguagens que resultam em uma unicidade de sentido. Apesar de um tema bastante relevante, a questão do sincretismo ainda é recente e não há métodos de análise prontos, apenas em desenvolvimento. Ante essa lacuna, Teixeira elabora uma proposta metodológica de análise dos textos sincréticos, na qual discorre sobre as categorias de análise do plano da expressão, que são cores (cromática), formas (eidética) e organização do espaço (topológica) e suas contribuições na produção do sentido. Com base nessa proposta metodológica, formulamos oficinas para a análise de textos sincréticos que estão sendo trabalhadas com estudantes do ensino médio da das turmas de terceiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Médio Francisca Ascenção Cunha, Centro Estadual de Ensino- Aprendizagem Sesquicentenário e na Escola Estadual João Goulart, todas no município de João Pessoa. Como resultado, observamos que os alunos ainda têm pouca sensibilidade para os elementos visuais e para o plano de expressão, pois tem o olhar voltado ao conteúdo. Pôdese perceber uma maior sensibilização para as multimodalidades envolvidas nos textos sincréticos no decorrer da realização das oficinas. Além de uma melhora progressiva na leitura e interpretação desses textos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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