Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2930
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCassiano, Maria da Glória Nunes-
dc.date.accessioned2017-11-21T12:51:16Z-
dc.date.available2016-06-21-
dc.date.available2017-11-21T12:51:16Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2930-
dc.description.abstractThe reading will always be important both in Portuguese language classes and for the life of each reader. It is through read that we expand our argumentative and critical capacity, we comprehend the diversity of textual / discursive genres which inform us. Reading is the base for the readers understand what is implicit and activate their prior knowledge. Therefore, this paper aims to analyze the gender discursive cartoon in order to show how it is possible to increase the critical and reflective dimension of the reader. For this, we use as a theoretical base Geraldi (1997, 2002), Alves (2014), Almeida (2011), Almeida and Santos (2012), the NCP (1997), Koch and Elias (2012), Antunes (2003) Orlandi (1998) and Souza and Pereira (2008), which expanded our view of the conceptions of reading; Bakhtin (2003), Marcuschi (2005), Antunes (2010) and Lima (2012) who added their conceptions about textual and discursive genders. The methodology used was the bibliographical, used books, theses and some articles; and documentary, since we analyze the cartoon genre, as we fail to go to the classroom, we base only theoretically, which were of great value to understand that from Antunes (2010) proposal we realized that the steps to analyze the cartoons allowing to the reader a large way to build the meaning of the text and the development of the critical reader competence.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-21T12:51:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MGNC21062016.pdf: 634008 bytes, checksum: 113f0fd707c96555bc89aff6320a1a79 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-21T12:51:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MGNC21062016.pdf: 634008 bytes, checksum: 113f0fd707c96555bc89aff6320a1a79 (MD5) Previous issue date: 2016-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeitura - Compreensãopt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectChargept_BR
dc.titleA construção de sentidos no gênero charge : implicações para a formação da competência leitorapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Francelino, Pedro Farias-
dc.description.resumoA leitura sempre será importante tanto nas aulas de língua portuguesa quanto para a vida de cada leitor. É por meio dela que ampliamos nossa capacidade argumentativa e crítica, que compreendemos a diversidade de gêneros textuais/discursivos, que nos informamos. A leitura é a base para o leitor compreender o implícito e ativar seus conhecimentos prévios. Por isso, este trabalho tem como objetivo analisar o gênero discursivo charge de forma a evidenciar como é possível ampliar a dimensão crítica e reflexiva do leitor. Para isso, usamos como base teórica Geraldi (1997, 2002), Alves (2014), Almeida (2011), Almeida e Santos (2012), os PCN (1997), Koch e Elias (2012), Antunes (2003), Orlandi (1998) e Sousa e Pereira (2008) que ampliaram nossa visão sobre as concepções de leitura; Bakhtin (2003), Marcuschi (2005), Antunes (2010) e Lima (2012) acrescentaram suas concepções sobre o gênero textual/discursivo. A metodologia usada foi a bibliográfica, usamos livros, teses e alguns artigos; e a documental, uma vez que analisamos o gênero charge, visto que não chegamos a irmos para sala de aula, baseamos apenas teoricamente, a qual foi de grande validade para entender que a partir da proposta de Antunes (2010) pudemos perceber que as etapas para analisar as charges possibilitam ao leitor um amplo caminho para construir os sentidos ao texto e para o desenvolvimento da competência leitora crítica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGNC21062016.pdf619,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons