Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarlos, Márcia Kristiane Lima dos Santos-
dc.date.accessioned2017-11-21T12:56:58Z-
dc.date.available2015-11-11-
dc.date.available2017-11-21T12:56:58Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2931-
dc.description.abstractAs every culturally determined gender, the music suffers the time impositions, that reflect social's body ideological transformations, adapting to the new subjective requests. Nowadays, we confront ourselves with lyrics which shelter excess signs, of violence, particular of an era that doesn't bother neglecting the law in favor of perverse and mortal ''jouissance''. Since the first decades, Brazilian popular music already emphasized, in their lyrics, but in the camouflaged form, themes about sexuality. In time course, these euphemisms were converting in surpluages and rupture, showing a perverse cult by the breakup of the other, giving place to the pornography, violence and to a narcissism connected to the death drives. Starting from these reflections, we will investigate, in Brazilian Popular Music's texts, marks of language about a contemporary discontents that feeds an annihilating culture. As a theoretical support, we will resort to Sigmund Freud, Elizabeth Roudinesco, Dominique Maingueneau, Zygmunt Bauman's studies and other important theoretics.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-21T12:56:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MKLSC11122015.pdf: 789512 bytes, checksum: 288e9fb27fc087eac6be2aa3fa289c44 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-21T12:56:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MKLSC11122015.pdf: 789512 bytes, checksum: 288e9fb27fc087eac6be2aa3fa289c44 (MD5) Previous issue date: 2015-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectMal-estarpt_BR
dc.subjectPerversãopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleMal-estar na música popular brasileira: violência e subjetivaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.description.resumoComo todo gênero culturalmente determinado, a música sofre com as imposições do tempo, de modo a refletir as transformações ideológicas do corpo social, adaptando-se às novas demandas subjetivas. Atualmente, confrontamo-nos com letras que albergam os signos do excesso, da violência, próprios de uma era que não se incomoda em negligenciar a lei em favor de um gozo perverso e mortífero. Desde as primeiras décadas, a música popular brasileira já acentuava, nas suas letras, só que de forma camuflada, temáticas sobre a sexualidade. No decurso temporal, esses eufemismos foram se convertendo em excessos e rupturas, revelando um culto perverso pelo esfacelamento do outro, dando lugar à pornografia, à violência e a um narcisismo vinculado às pulsões de morte. A partir dessas reflexões, investigaremos, em textos da música popular brasileira, as marcas linguageiras de um mal-estar contemporâneo que se alimenta de uma cultura aniquiladora. Como arcabouço teórico, recorreremos aos estudos de Sigmund Freud, Elizabeth Roudinesco, Dominique Maingueneau, Zygmunt Bauman, dentre outros importantes teóricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MKLSC11122015.pdf771,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons