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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2931Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Carlos, Márcia Kristiane Lima dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2017-11-21T12:56:58Z | - |
| dc.date.available | 2015-11-11 | - |
| dc.date.available | 2017-11-21T12:56:58Z | - |
| dc.date.issued | 2015-11-11 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2931 | - |
| dc.description.abstract | As every culturally determined gender, the music suffers the time impositions, that reflect social's body ideological transformations, adapting to the new subjective requests. Nowadays, we confront ourselves with lyrics which shelter excess signs, of violence, particular of an era that doesn't bother neglecting the law in favor of perverse and mortal ''jouissance''. Since the first decades, Brazilian popular music already emphasized, in their lyrics, but in the camouflaged form, themes about sexuality. In time course, these euphemisms were converting in surpluages and rupture, showing a perverse cult by the breakup of the other, giving place to the pornography, violence and to a narcissism connected to the death drives. Starting from these reflections, we will investigate, in Brazilian Popular Music's texts, marks of language about a contemporary discontents that feeds an annihilating culture. As a theoretical support, we will resort to Sigmund Freud, Elizabeth Roudinesco, Dominique Maingueneau, Zygmunt Bauman's studies and other important theoretics. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-21T12:56:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MKLSC11122015.pdf: 789512 bytes, checksum: 288e9fb27fc087eac6be2aa3fa289c44 (MD5) | en |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Música popular brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Mal-estar | pt_BR |
| dc.subject | Perversão | pt_BR |
| dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
| dc.title | Mal-estar na música popular brasileira: violência e subjetivação | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Hermano de França | - |
| dc.description.resumo | Como todo gênero culturalmente determinado, a música sofre com as imposições do tempo, de modo a refletir as transformações ideológicas do corpo social, adaptando-se às novas demandas subjetivas. Atualmente, confrontamo-nos com letras que albergam os signos do excesso, da violência, próprios de uma era que não se incomoda em negligenciar a lei em favor de um gozo perverso e mortífero. Desde as primeiras décadas, a música popular brasileira já acentuava, nas suas letras, só que de forma camuflada, temáticas sobre a sexualidade. No decurso temporal, esses eufemismos foram se convertendo em excessos e rupturas, revelando um culto perverso pelo esfacelamento do outro, dando lugar à pornografia, à violência e a um narcisismo vinculado às pulsões de morte. A partir dessas reflexões, investigaremos, em textos da música popular brasileira, as marcas linguageiras de um mal-estar contemporâneo que se alimenta de uma cultura aniquiladora. Como arcabouço teórico, recorreremos aos estudos de Sigmund Freud, Elizabeth Roudinesco, Dominique Maingueneau, Zygmunt Bauman, dentre outros importantes teóricos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MKLSC11122015.pdf | 771,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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