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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Tarciana Joyce Bila do,-
dc.creatorRosa, Marine Raquel Diniz da (Orienadora)-
dc.date.accessioned2024-01-05T12:06:33Z-
dc.date.available2023-11-09-
dc.date.available2024-01-05T12:06:33Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29326-
dc.description.abstractIntroduction: Central Auditory Processing (CAP) involves the neural processing of auditory stimuli and is related to various auditory skills, such as sound lateralization, auditory discrimination, and recognition of sound patterns. This can result in difficulty or delay in language development and school learning problems. Furthermore, CAP may be associated with other comorbidities, such as phonological disorders, learning disorders (dyslexia, dysorthographia, dysgraphia, dyscalculia), ADHD, and specific language disorder. Method: This present study analyzed 46 medical records, with the temporal scope of this documentary research spanning from 2016 to 2019. The subjects were between 7 and 12 years old, selected through non-probabilistic convenience sampling. Results: The group with CAP and without comorbidities showed a higher number of altered tests, totaling 14. The group without CAP had the lowest number of altered tests (4). The group with CAP and associated comorbidities presented 12 altered tests. All groups showed more altered tests compared to the tests with normal results. Conclusion: The most commonly found comorbidities in the were ADHD and dyslexia, and the tests that showed the most errors were PSI and Temporal Processing tests.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2024-01-05T12:06:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TJBN09112023.pdf: 1066095 bytes, checksum: 1fe43a6e51cffe118124b11eb153a39e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-05T12:06:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TJBN09112023.pdf: 1066095 bytes, checksum: 1fe43a6e51cffe118124b11eb153a39e (MD5) Previous issue date: 2023-11-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartof"Não Consta"pt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessamento Auditivo Central (PAC)pt_BR
dc.subjectTranstorno do Processamento Auditivo Central (TPAC)pt_BR
dc.subjectHabilidades auditivaspt_BR
dc.subjectComorbidadespt_BR
dc.titleProcessamento auditivo central: estudo das comorbidades associadas ao transtorno do processamento auditivo centralpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumontrodução: O Processamento Auditivo Central (PAC) envolve o processamento neural do estímulo auditivo e está relacionado a várias habilidades auditivas, como lateralização sonora, discriminação auditiva e reconhecimento de padrões sonoros. Isso pode resultar em dificuldades ou atrasos no desenvolvimento da linguagem e problemas de aprendizado escolar. Além disso, o TPAC pode estar associado a outras comorbidades, como desvio fonológico, distúrbios de aprendizado (dislexia, disortografia, disgrafia, discalculia), TDAH e distúrbio específico de linguagem. Método: O presente estudo analisou 46 prontuários de pacientes atendidos em uma clínica escola de Fonoaudiologia entre 2016 a 2019, com idade de 7 anos a 12 anos completos, selecionados por meio da técnica não probabilística por conveniência. Resultados: Do total de prontuários avaliados, 24 foram incluídos na pesquisa, destes 25% não apresentaram TPAC e 75% apresentaram TPAC, sendo 55% com comorbidades e 45% sem comorbidades. Conclusão: As comorbidades mais encontradas no estudo foram TDAH e dislexia, e os teste que apresentaram mais erros foram testes de PSI e Processamento Temporal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

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