Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Letícia Damasceno do-
dc.date.accessioned2024-01-17T17:04:43Z-
dc.date.available2019-11-14-
dc.date.available2024-01-17T17:04:43Z-
dc.date.issued2019-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29340-
dc.description.abstractThis research aims to understand children's perceptions and interactions about music lessons in a dedicated music school and a primary school. To achieve this, two places were chosen for empirical field work. The first place, the Artistic Initiation Course - CIART, is a community extension program in the School of Music at the Federal University of Rio Grande do Norte - EMUFRN. The second is an elementary school, Alegria Colégio e Curso, located in the city of Natal-RN. The work is based on studies and authors from early childhood education and childhood education and sociology. An inquiry was made to promote discourse with the authors in emphasizing children-centered explanations. This was fundamental for expression of the contributions and understandings about music-making in these two environments. These opinions and direct participation in the research were central to this work. To this end, the methodology is via a qualitative approach and uses participant class observation and parent questionnaires as data collection techniques. In addition, this research made use of the “conversation circle”. This was the main way to collect the data found to deal with the children researched in the two contexts of music teaching. Highlighting the research results, we see the direct relation of the context with the way to make music; the interaction between the children and their responses to the detriment of the activities performed during the conversation circles and the constant influence of the parents of the children. This work seeks not only to explain and investigate musical practice in childhood, but together with the children, to understand their impressions about music learning in an elementary and dedicated music school setting.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-01-17T17:04:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeticiaDamascenoDoNascimento_Dissert.pdf: 4329947 bytes, checksum: 31bc2efa295a8cc74dc8432254f402f6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-17T17:04:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeticiaDamascenoDoNascimento_Dissert.pdf: 4329947 bytes, checksum: 31bc2efa295a8cc74dc8432254f402f6 (MD5) Previous issue date: 2019-07-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Musical na infânciapt_BR
dc.subjectCrianças em pesquisa na Educação Musicalpt_BR
dc.subjectMusicalização infantilpt_BR
dc.subjectMusical Education in childhoodpt_BR
dc.subjectChildren in Musical Education researchpt_BR
dc.subjectChildren's musicalizationpt_BR
dc.titleProtagonismo da criança na construção dos seus significados sobre a músicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Beltrame, Juciane Araldi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575444703062327pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6486734134258638pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender as percepções das crianças a respeito das aulas de música em uma escola especializada, bem como em uma escola de educação básica. Para isto, trouxe como campo empírico dois locais: o Curso de Iniciação Artística-CIART, configurado como um projeto de extensão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-EMUFRN; e o outro local o Alegria Colégio e Curso, uma escola básica de ensino situada na cidade de Natal-RN. O trabalho tem como fundamentação estudos e autores das áreas de Educação Musical Infantil, Educação e Sociologia da Infância. Buscando promover um diálogo com autores enfatizando as crianças como centro das explanações, elas foram fundamentais para que, através de suas opiniões e participação direta na pesquisa, suas contribuições e entendimentos sobre o fazer musical nesses dois ambientes fossem aqui elucidados. Com este fim, a metodologia compreendeu a abordagem qualitativa e teve como técnicas de coleta de dados o uso de observação participante das aulas e questionários com os pais. Além destes, o trabalho fez uso da “Roda de Conversa”. Esta foi a principal forma de coletar os dados encontrada para lidar com as crianças pesquisadas nestes dois contextos do ensino de música. Como resultados da pesquisa, pode- se destacar: a relação direta do contexto com a forma de se fazer música; a interação entre as crianças e suas respostas em detrimento das atividades realizadas nas rodas de conversa e a influência constante dos pais dos pequenos. Tendo então um trabalho que não busca somente explanar e investigar a prática musical na infância, mas junto com as crianças, compreender suas impressões sobre a musicalização em uma escola básica e especializada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeticiaDamascenoDoNascimento_Dissert.pdf4,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons