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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29347
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Juliana Xavier Andrade de-
dc.date.accessioned2024-01-22T17:33:31Z-
dc.date.available2023-04-03-
dc.date.available2024-01-22T17:33:31Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29347-
dc.description.abstractThe increase in the urban population, the territorial extensions of cities, and the growth of private motorization are crucial factors for understanding the situation of (un)sustainable urban mobility in the cities. Given growing urbanization, high levels of individual motorization, and the dispersed cities. And the identified pattern regarding occupation and horizontal growth in the South-Southeast sector of João Pessoa, progressively taking distance from the city center and interfering with local urban transport. This research aims to evaluate the mobility and accessibility conditions along the axis of the corridor of Dom Pedro II Avenue, including the space of occupation and the land use in its area of direct influence (500 meters), and adjoining neighborhoods, through the application of the sustainable urban mobility indicators (SUMI). As the results revealed by the SUMI for the analyzed sample, there is a global value of 0,564, considered an intermediate value for sustainable mobility. However, the index calculation shows pathways to improve mobility since it allows an efficient perception of the evaluated factors, positively or negatively. It also highlights the need for intervention to improve the indicators of Urban Fragmentation; Urban density; Bicycle parking, and Urban Transport Systems domain as a whole. In addition, the city's growing report indicates that studies have been carried out (PAITT, TRANSCOL and PDU), and efforts were made to improve urban mobility, especially regarding the public transport system in the analyzed sample. However, this still seems to be the most critical issue.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-01-22T17:33:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaXavierAndradeDeOliveira_Dissert.pdf: 97175343 bytes, checksum: 132ec2e1964821e72efbf456c7ce9829 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-22T17:33:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaXavierAndradeDeOliveira_Dissert.pdf: 97175343 bytes, checksum: 132ec2e1964821e72efbf456c7ce9829 (MD5) Previous issue date: 2022-11-11en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectCrescimento urbanopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectIMUS-Indicadores de mobilidade urbana sustentávelpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCorredor da Av. Dom Pedro IIpt_BR
dc.subjectCorridor of Dom Pedro II Avenuept_BR
dc.subjectUrban growth patternpt_BR
dc.subjectIndicatorspt_BR
dc.subjectSUMIpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleAnálise da sustentabilidade urbana por intermédio do estudo das condições de acessibilidade e mobilidade no corredor da Avenida Dom Pedro II, João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, José Augusto Ribeiro da-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 22/01/2023pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 22/01/2023pt_BR
dc.description.resumoO aumento da população urbana, as extensões territoriais das cidades e o crescimento da motorização privada, são fatores fundamentais para se pensar a situação da mobilidade urbana (in)sustentável nas cidades. Considerando esse cenário e verificando que no setor Sul-Sudeste, da cidade de João Pessoa-PB, ocorre um padrão de ocupação e crescimento horizontal que se distancia cada vez mais do centro da cidade, interferindo assim no transporte urbano local, procurou-se compreender o grau de sustentabilidade do sistema. Neste norte, esta pesquisa visa, avaliar as condições de mobilidade e acessibilidade ao longo do eixo do corredor da Avenida Dom Pedro II, espaços de ocupação e uso do solo na sua área de influência direta (500 metros) e bairros adjacentes, por intermédio da aplicação de indicadores de mobilidade urbana sustentável (IMUS). Como resultado do IMUS no objeto de estudo, têm-se um valor global de 0,564, considerado um valor intermediário para a mobilidade sustentável. No entanto, o cálculo do índice aponta caminhos para a melhoria da mobilidade, pois permite uma percepção rápida dos pontos avaliados, de forma positiva ou negativa. Destaca-se a necessidade de intervenção para melhoria dos indicadores: Fragmentação Urbana; Densidade Populacional Urbana; Estacionamento para Bicicletas e o domínio Sistemas de Transporte Urbano como um todo. Além disso, o histórico de crescimento da cidade aponta que foram realizados estudos (PAITT, TRANSCOL e PDU) e esforços para melhorar a mobilidade urbana e principalmente os sistemas de transporte público no setor estudado. Porém, este ainda aparece como o ponto mais crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

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