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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29366
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marcelo Moreno da-
dc.date.accessioned2024-01-29T21:28:32Z-
dc.date.available2023-07-13-
dc.date.available2024-01-29T21:28:32Z-
dc.date.issued2023-06-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29366-
dc.description.abstractThis research presents an analysis focused on performance, based on references of Brazilian cultural expressions from the Northeast of Brazil present in the II Sonata for Cello and Piano by the composer José Siqueira, from Paraíba. At the same time that we propose the elaboration of a Critical Edition as well as Performance Edition of the Sonata, we use notions from the Trimodal System (SIQUEIRA, 1981a) developed by the composer himself. Thus, we found tools to identify patterns that helped to propose solutions for eventual inconsistencies in the handwritten copies, the main primary documental sources for this work. We point out that these primary sources concern the composer's manuscript as well as fair copy prepared by F. Paes de Oliveira. Together, they proved to be indispensable tools to the work’s compositional understanding. As a way of proposing interpretative possibilities for the Sonata, we held a discussion about concepts about Timing applied in the performance of the work based on the study of Matthay (1913), Cone (1968), Epstein (1995), Aquino and Aquino (2021). In order to investigate Siqueira's cellistic and regionalist language, juxtaposed with his compositional universality, the research seeks to identify possible influences absorbed by Siqueira through the artists with whom he lived and were related to. It is in this context that we identify supposed traits of the British composer Benjamin Britten in the elaboration of this work. In this way, parallel to the composer-performer relationship between Britten and the Russian cellist Mstislav Rostropovich, Siqueira also dedicated this Sonata to the cellist. By investigating a Brittenian language and/or aspects in the Sonata, this study also intends to understand Rostropovich's influence on the 20th century cello repertoire to investigate whether the ties between Siqueira and Rostropovich are only in the dedication of the score or in the composition itselfpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-01-29T21:28:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarceloMorenoDaSilva_Dissert.pdf: 14009780 bytes, checksum: 5f9abc43cef30da96b29a28f10ba2260 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-29T21:28:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MarceloMorenoDaSilva_Dissert.pdf: 14009780 bytes, checksum: 5f9abc43cef30da96b29a28f10ba2260 (MD5) Previous issue date: 2023-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectObra de José Siqueirapt_BR
dc.subjectTiming em músicapt_BR
dc.subjectSistema trimodalpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectBrazilian musicpt_BR
dc.subjectTrimodal Systempt_BR
dc.subjectTiming in musicpt_BR
dc.titleUniversalidade e regionalismo na obra de José Siqueira: construção das edições crítica e de performance da II sonata para violoncelo e pianopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Aquino, Felipe José Avellar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6836200714885118pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649689212539906pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma análise voltada para a performance, com base em referências das expressões culturais do Nordeste do Brasil presentes na II Sonata para Violoncelo e Piano do compositor paraibano José Siqueira. Ao mesmo tempo em que propomos a elaboração de uma Edição Crítica como também uma Edição de Performance da Sonata, utilizamos noções sobre o Sistema Trimodal (SIQUEIRA, 1981a), desenvolvido pelo próprio compositor. Assim, encontramos ferramentas para identificar padrões que auxiliaram a propor soluções para eventuais inconsistências nas cópias manuscritas, principais fontes documentais primárias para este trabalho. Salientamos que estas fontes primárias dizem respeito ao manuscrito do compositor como também a cópia justa elaborada por F. Paes de Oliveira. Juntas, se mostraram ferramentas indispensáveis para o entendimento composicional da obra. Como forma de propor possibilidades interpretativas para a Sonata, realizamos uma discussão acerca de conceitos sobre Timing aplicados na performance da obra, a partir do estudo de Matthay (1913), Cone (1968), Epstein (1995), Aquino e Aquino (2021). Com a finalidade de investigar a linguagem violoncelística e regionalista de Siqueira, justaposta à sua universalidade composicional, a pesquisa busca identificar eventuais influências absorvidas por Siqueira através dos artistas com quem conviveu e se relacionou. É neste bojo que identificamos supostas traços do compositor britânico Benjamin Britten na elaboração desta obra. Desta forma, paralelo à relação compositor-intérprete estabelecida entre Britten e o violoncelista russo Mstislav Rostropovich, Siqueira também dedicou esta Sonata ao intérprete. Ao investigar uma linguagem e/ou aspectos brittenianos na Sonata, este estudo pretende também compreender a influência de Rostropovich no repertório para violoncelo do século XX para investigar se os laços entre Siqueira e Rostropovich estão apenas na dedicatória da partitura ou na composição em si.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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