Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFischer, Ismália Sales-
dc.date.accessioned2024-01-30T17:45:40Z-
dc.date.available2023-07-03-
dc.date.available2024-01-30T17:45:40Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29377-
dc.description.abstractThis research fosters dialogic intersections between the realms of performing arts and English language learning. The study was conducted with two sixth-grade classes at the D. José Maria Pires Municipal Bilingual and Comprehensive School, situated in the Novais neighborhood of João Pessoa, Paraíba. The primary goal of this work focused on the development of interdisciplinary educational materials for the instruction of Theater/Dance and English. Within the scope of artistic exploration, theater games and movement investigation exercises were proposed to develop not just spoken language, but also body or gestural language, thereby fostering creativity and encouraging openness to experimentation and uninhibited expression. This curriculum seeks to gradually stimulate students to learn a second language by connecting the knowledge acquired in theater/dance to other disciplines. Consequently, this dissertation aims to contribute to the realization of a bilingual public school, strengthening the adoption of artistic knowledge not merely as a tool for foreign language learning, but also as a means of valuing artistic expression in alignment with teaching-learning practices and their specific content areas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-01-30T17:45:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IsmaliaSalesFischer_Dissert.pdf: 3127883 bytes, checksum: e55e35c9da5ee1dad1658468f6b84123 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-30T17:45:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IsmaliaSalesFischer_Dissert.pdf: 3127883 bytes, checksum: e55e35c9da5ee1dad1658468f6b84123 (MD5) Previous issue date: 2023-04-28en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes Cênicas - Teatropt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectJogos cênicospt_BR
dc.subjectEnsino do teatro - Dançapt_BR
dc.subjectPerforming artspt_BR
dc.subjectBilingual educationpt_BR
dc.subjectScenic gamespt_BR
dc.titleArtes cênicas e a aprendizagem bilíngue: uma proposta para educandos dos sextos anos do ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Schulze, Guilherme Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2239717664426193pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5184857834294367pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa abre espaços dialógicos entre os campos das artes cênicas e da aprendizagem da língua inglesa. Desenvolveu-se com duas turmas de sextos anos do fundamental II, na escola municipal de ensino bilíngue e integral, D. José Maria Pires, localizada no bairro dos Novais, em João Pessoa, Paraíba. O objetivo geral desse trabalho concentrou-se em: desenvolver um material didático interdisciplinar para o ensino do Teatro/Dança e do Inglês. Dentro do universo artístico, são propostos os jogos teatrais e exercícios de investigação de movimentos, que desenvolvem não somente a linguagem falada, mas também a corporal ou gestual. Promovendo, em consequência, a criatividade e a abertura à experimentação e à desinibição. Esse material didático pretende incentivar o estudante a aprender uma segunda língua de forma gradual, relacionando o conhecimento aprendido em teatro/dança com outras disciplinas. Assim, a presente dissertação buscou contribuir com a efetivação de uma escola pública bilíngue, fortalecendo a adoção do conhecimento artístico, não apenas como um meio para a aprendizagem de um idioma estrangeiro, mas como forma de valorização artística em contribuição com o ensino-aprendizagem e seus conteúdos específicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsmaliaSalesFischer_Dissert.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons