Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Shirley Patricia da Silva-
dc.date.accessioned2017-11-21T13:34:12Z-
dc.date.available2016-06-21-
dc.date.available2017-11-21T13:34:12Z-
dc.date.issued2016-06-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2940-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-21T13:34:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SPST21062016.pdf: 16286226 bytes, checksum: d1a8d751f32d866d88d69307ae739f0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-21T13:34:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SPST21062016.pdf: 16286226 bytes, checksum: d1a8d751f32d866d88d69307ae739f0b (MD5) Previous issue date: 2016-06-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLiteratura e escolapt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.titleO incentivo à leitura literária na formação de leitores: proposta de um projeto de leiturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Benício de-
dc.description.resumoEsta monografia tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de literatura em sala de aula, que se distancia de métodos tradicionalistas e visa formar leitores, além de mostrar os resultados obtidos no processo de aplicação de tal proposta, com o intuito suscitar reflexões e discussões acerca dos métodos de ensino dos textos literários na escola hoje, explicitando que tais métodos não têm surtido efeitos significativos e precisam ser repensados. O presente trabalho visa ainda analisar a produção textual dos alunos (assim como outros materiais coletados), com a intenção de investigar quais os impactos das atividades desenvolvidas em sua visão como leitores, pois acreditamos que a forma como se é trabalhada a obra literária na escola interfere no despertar do interesse dos alunos por estas leituras. O interesse pela realização deste trabalho partiu da participação como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID – Subprojeto Letras/Língua Portuguesa), em que foi possível percebermos um déficit no incentivo à leitura literária na escola e, dessa forma, elaborar um projeto de leitura, do qual selecionamos o corpus a ser analisado nesta monografia. Consideramos de suma relevância gerar discussões a respeito do incentivo à leitura literária em sala de aula, pois trata-se de um tema extremamente importante e atual na nossa sociedade. Sendo assim, acreditamos que este trabalho seja de grande importância, tendo em vista que exporemos um trabalho com leitura bem sucedido e, além de apresentarmos os resultados e as conclusões, ainda analisaremos os efeitos que tal trabalho com leitura pode suscitar na formação leitora dos alunos. Para o aporte teórico, selecionamos os seguintes autores: Andreatta (2014), Barbosa (2014), Bloom (2001), Certeau (1998), Chartier (1998), Cosson (2012), Freire (1989), Lajolo (2000, 2005), Llosa (2004), Magnani (1989), Martins (2012), Segabinazi (2014), Soares (1999), Todorov (2009) e Zilberman (1991, 1996), cujas concepções de leitura (literária ou não) são vistas sempre como práticas sociais. Nesta monografia, discutiremos como tem sido o trabalho com o texto literário na escola e como os teóricos e os documentos oficiais recomendam tal trabalho. Dessa forma, apresentaremos uma proposta para o trabalho com leitura, seguindo essa nova perspectiva recomendada e analisaremos os seus resultados, com o intuito de comprovar os efeitos positivos desta nova perspectiva teórica no que se refere à leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SPST21062016.pdf15,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons