Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Almires Guilherme de-
dc.date.accessioned2024-02-05T15:42:37Z-
dc.date.available2023-11-23-
dc.date.available2024-02-05T15:42:37Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29411-
dc.description.abstractThe present work seeks to discuss the pedagogical conceptions of teachers in marching bands during the COVID-19 pandemic period, between the years 2020 and 2022. For this, a qualitative research was conducted based on interviews with two marching band teachers belonging to the project of the Secretary of State for Education and Science and Technology and the Secretary of Education and Culture of João Pessoa. The analytical reflections were based on studies in the field of music education, fundamentally those related to marching bands and emergency remote teaching. In general, the results indicate that what teachers understand about the adversities encountered is that the reason that made them persist during this pedagogical process was the need to support students and help them go through this period, using the band to that end. It was also perceived, in their conceptions, that they were challenging moments, but that brought benefits in relation to the domain in the use of the internet and its tools. After research, analysis and reflection, we can understand that teachers developed a consistent social work, that even with gaps in technological knowledge, they understood the needs of knowledge networks, necessary for the development of the works, in the lived period.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-02-05T15:42:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AGM23112023.pdf: 584280 bytes, checksum: b0798cb26d8cd97453bf41b9e2f46bbe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-05T15:42:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AGM23112023.pdf: 584280 bytes, checksum: b0798cb26d8cd97453bf41b9e2f46bbe (MD5) Previous issue date: 2022-09-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura) - TCCpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMúsica - Ensino remoto - Pandemiapt_BR
dc.subjectBanda marcial - Regência - João Pessoa, PBpt_BR
dc.titleAs concepções pedagógicas de regentes em bandas marciais em João Pessoa/PB durante a pandemia.pt_BR
dc.title.alternativeThe pedagogical conceptions of conductors in marching bands in João Pessoa/PB during the pandemic.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Fábio Henrique Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7708595681173128pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marques, Gutenberg de Lima-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0852661894186031pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa discutir as concepções pedagógicas de professores em bandas marciais durante o período de pandemia da COVID-19, entre os anos de 2020 e 2022. Para isso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa baseada em entrevistas com dois professores de bandas marciais pertencentes ao projeto da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa. As reflexões analíticas tomaram como base os estudos do campo da educação musical, fundamentalmente aqueles relacionados às bandas marciais e ao ensino remoto emergencial. De modo geral, os resultados apontam que o que os professores compreendem sobre as adversidades encontradas é que o motivo que os fizeram persistir durante este processo pedagógico foi a necessidade de dar suporte aos alunos e ajudá-los a passar por esse período, usando a banda para tal fim. Foi percebido ainda, em suas concepções, momentos desafiadores, mas que trouxeram benefícios em relação ao domínio no uso da internet e suas ferramentas. Após pesquisas, análises e reflexões compreende-se que os professores desenvolveram um trabalho social consistente, que mesmo com lacunas de conhecimento tecnológico, entenderam que as redes de conhecimento foram necessárias para o desenvolvimento dos trabalhos, no período vivenciado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGM23112023.pdf570,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons