Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Ana Karolyna Nascimento-
dc.date.accessioned2024-02-06T16:07:57Z-
dc.date.available2023-11-24-
dc.date.available2024-02-06T16:07:57Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29435-
dc.description.abstractThis paper discusses the relationship between musical theory and instrumental practice in the context of Banda Marcial Machado de Assis, in João Pessoa/PB. The work is based on research carried out between August 2022 and May 2023, with the aim of understanding how music theory classes are articulated with instrumental teaching in the Banda Marcial Machado de Assis project. The methodology used to obtain the results of this study was a field research in the context of the band, fundamentally composed of an interview with the conductor of the band and classes applied to the students, in addition to bibliographical research in the field of music education. The main results of the research point out that the relationship between musical theory and instrumental practice in the context of the Band stand out and positions that maintain this relationship with a focus on the practical dimension. The students perceived this relationship as something important, but they did not show interest in theory activities in the band's day-to-day, something also perceived by the conductor. The maestro also perceives this position and reinforces that the Band's objectives transcend technical or theoretical training, focusing on social dimensions and the maintenance and motivation of students to remain in the group and in musical practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-02-06T16:07:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKNO24112023.pdf: 2350729 bytes, checksum: 3ffab31d4ef522fc5f25877068b99e89 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-06T16:07:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AKNO24112023.pdf: 2350729 bytes, checksum: 3ffab31d4ef522fc5f25877068b99e89 (MD5) Previous issue date: 2023-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura) - TCCpt_BR
dc.subjectTeoria musicalpt_BR
dc.subjectBandas de música - Contexto educativopt_BR
dc.subjectBanda Marcial Machado de Assispt_BR
dc.subjectInstrumentos - Teoria e práticapt_BR
dc.titleAs relações entre teoria musical e prática instrumental no contexto da Banda Marcial Machado de Assis, em João Pessoa/PB.pt_BR
dc.title.alternativeThe relations between music theory and instrumental practice in the context of the Machado de Assis Martial Band, in João Pessoa/PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Fábio Henrique Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7708595681173128pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute as relações entre teoria musical e prática instrumental no contexto da Banda Marcial Machado de Assis, em João Pessoa/PB. O trabalho tem como base uma pesquisa desenvolvida entre agosto de 2022 e maio de 2023, com o objetivo de compreender como as aulas de teoria musical são articuladas ao ensino instrumental no projeto da Banda Marcial Machado de Assis. A metodologia utilizada para obtenção dos resultados deste estudo foi uma pesquisa de campo no contexto da banda, fundamentalmente composta por entrevista com o maestro da banda e questionário aplicado aos alunos, além de pesquisa bibliográfica no campo da educação musical. Os principais resultados da pesquisa apontam que as relações entre teoria musical e prática instrumental no contexto da Banda destacam percepções e posicionamentos que colocam tal relação com foco na dimensão prática. Os estudantes percebem essa relação como algo importante, mas não demonstram interesse pelas atividades de teoria no dia a dia da banda, algo também percebido pelo maestro. O maestro também percebe esse posicionamento e reforça que os objetivos da Banda transcendem a formação técnica ou teórica, com foco nas dimensões sociais e na manutenção e motivação dos estudantes em se manter no grupo e nas práticas musicais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AKNO24112023.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons