Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Dalvaneide Confessor de-
dc.date.accessioned2024-02-06T16:42:02Z-
dc.date.available2024-02-06T16:42:02Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29436-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabrielly Coelho (gabriellysscoelho@gmail.com) on 2024-01-17T12:38:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCS17012024.pdf: 222319 bytes, checksum: 23f3a90190ed83869b7511af671b0ad2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-02-06T16:42:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCS17012024.pdf: 222319 bytes, checksum: 23f3a90190ed83869b7511af671b0ad2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-06T16:42:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DCS17012024.pdf: 222319 bytes, checksum: 23f3a90190ed83869b7511af671b0ad2 (MD5) Previous issue date: 2012-03-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectGestão pública - desafiospt_BR
dc.titleDesafios da gestão democrática na escola: estudo de caso na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador José Sarney (Cacimba de Dentro - PB)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Roberto Veras de-
dc.description.resumoO tema proposto para este trabalho refere-se a um estudo sobre a Gestão Democrática Escolar e os desafios pertinentes a este modelo de gestão, constituindo-se, sobretudo, em um modelo que busca a participação coletiva. De maneira particular, o projeto de pesquisa que fundamentou a construção deste artigo evocou ao estudo da Gestão Democrática no Ensino Fundamental enquanto atribuição do Poder Público Municipal e tendo como base a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996), onde a mesma abre a possibilidade para a participação da comunidade na gestão escolar. O presente trabalho se constitui em um levantamento conceitual da temática acima descrita, com base no processo de democratização da escola no Brasil, na identificação dos desafios encontrados no âmbito da Gestão Escolar Democrática, através da percepção de que há iniciativas no sentido de ampliar os processos da Gestão Democrática. A partir de um estudo de caso, na Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador José Sarney, Cacimba de Dentro – PB, o presente estudo considera o ponto de vista dos diversos segmentos da comunidade escolar, observando se o esforço de democratização da gestão escolar, os desafios, limites e contradições desse processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:Araruna

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DCS17012024.pdf217,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons