Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29437
Tipo: TCC
Título: Implementação e efetividade do Programa Brasil Alfabetizado no município de Riachão/PB no período 2008-2010
Autor(es): Domingos, Edna Pereira
Primeiro Orientador: Braga, Maria Elizabeth Baptista Pimenta
Resumo: Nas últimas décadas, muitas são as conquistas no campo educacional, caracterizadas, essencialmente, pela significativa abrangência dos programas educacionais. Neste contexto, o presente trabalho apresenta como foco a investigação sobre o Programa Brasil Alfabetizado em âmbito municipal nos anos de 2008 a 2010. O trabalho é fruto de pesquisa elaborada a partir de dados do censo, e análise das publicações e documentos que retratam os princípios e importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste, buscou-se conhecer a realidade do analfabetismo no município riachãoense, através de pesquisa qualitativa que a represente, observando-se e analisando-se precipuamente as ações da política educacional de alfabetização de jovens e adultos. A partir da análise de dados e documentos do Programa Brasil Alfabetizado, como também dos dados do censo 2010, evidenciou-se que ainda são muitos os cidadãos riachãoenses que nunca tiveram acesso a nenhum tipo de letramento, mas que nos últimos anos, houve uma diminuição do índice de analfabetismo em âmbito municipal, em decorrência do trabalho realizado por meio do Programa Brasil Alfabetizado. Também se observou que o município cumpriu apenas em parte os critérios estabelecidos pelo Governo Federal no tocante à algumas metas que deveriam ser alcançadas através do Programa Brasil Alfabetizado nos anos de 2008 a 2010, mas que este, dentro de seus limites e de acordo com a realidade econômica e social dos seus envolvidos, manteve uma regularidade em seu funcionamento e cumpriu a sua função social de contribuir significativamente para a diminuição do índice de analfabetismo no município de Riachão.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Analfabetismo
Política Educacional
Cidadania
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29437
Data do documento: 30-Mar-2012
Aparece nas coleções:Araruna

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EPD17012024.pdf358,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons