Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29437
Tipo: | TCC |
Título: | Implementação e efetividade do Programa Brasil Alfabetizado no município de Riachão/PB no período 2008-2010 |
Autor(es): | Domingos, Edna Pereira |
Primeiro Orientador: | Braga, Maria Elizabeth Baptista Pimenta |
Resumo: | Nas últimas décadas, muitas são as conquistas no campo educacional, caracterizadas, essencialmente, pela significativa abrangência dos programas educacionais. Neste contexto, o presente trabalho apresenta como foco a investigação sobre o Programa Brasil Alfabetizado em âmbito municipal nos anos de 2008 a 2010. O trabalho é fruto de pesquisa elaborada a partir de dados do censo, e análise das publicações e documentos que retratam os princípios e importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste, buscou-se conhecer a realidade do analfabetismo no município riachãoense, através de pesquisa qualitativa que a represente, observando-se e analisando-se precipuamente as ações da política educacional de alfabetização de jovens e adultos. A partir da análise de dados e documentos do Programa Brasil Alfabetizado, como também dos dados do censo 2010, evidenciou-se que ainda são muitos os cidadãos riachãoenses que nunca tiveram acesso a nenhum tipo de letramento, mas que nos últimos anos, houve uma diminuição do índice de analfabetismo em âmbito municipal, em decorrência do trabalho realizado por meio do Programa Brasil Alfabetizado. Também se observou que o município cumpriu apenas em parte os critérios estabelecidos pelo Governo Federal no tocante à algumas metas que deveriam ser alcançadas através do Programa Brasil Alfabetizado nos anos de 2008 a 2010, mas que este, dentro de seus limites e de acordo com a realidade econômica e social dos seus envolvidos, manteve uma regularidade em seu funcionamento e cumpriu a sua função social de contribuir significativamente para a diminuição do índice de analfabetismo no município de Riachão. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Analfabetismo Política Educacional Cidadania |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29437 |
Data do documento: | 30-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Araruna |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EPD17012024.pdf | 358,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons