Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Widmark da Silva-
dc.date.accessioned2017-11-21T13:47:34Z-
dc.date.available2015-11-11-
dc.date.available2017-11-21T13:47:34Z-
dc.date.issued2015-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2943-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-21T13:47:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) WSB11122015.pdf: 1051099 bytes, checksum: 15b45d00d20f2a5695ba3877bddc10e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-21T13:47:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) WSB11122015.pdf: 1051099 bytes, checksum: 15b45d00d20f2a5695ba3877bddc10e8 (MD5) Previous issue date: 2015-11-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectPontuaçãopt_BR
dc.subjectEnsino da língua maternapt_BR
dc.subjectGuia de estudo do projovem urbanopt_BR
dc.titleO ensino de pontuação nos guias de estudo do projovem urbanopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral discutir sobre o ensino da pontuação na língua portuguesa, especificamente, nos Guias de Estudo do Projovem Urbano, programa que visa possibilitar a conclusão do Ensino Fundamental, Qualificação Profissional e Participação Cidadã em 18 meses a jovens de 18 a 29 anos. Nossa intenção é responder ao seguinte questionamento: há ou não uma perspectiva discursiva no ensino de pontuação nesse material didático? Esse trabalho se justifica, portanto, pela necessidade de uma melhor reflexão sobre o ensino e melhor entendimento da pontuação e seu ensino. O corpus é composto por seis volumes dos Guias de Estudo utilizados no Projovem Urbano. Para fundamentarmos o trabalho em tela, nos apoiamos principalmente nos estudos de Dahlet (2002; 2006), dentre outros. Como resultado, constatamos que, apesar de presente em mais da metade dos guias, a pontuação não é apresentada de maneira a evidenciar seus efeitos no texto e no leitor, e sim semelhante à maneira mais tradicional de ensino, pautada somente na prescrição e muito longe de reflexões em que a pontuação é vista em seus aspectos enunciativos e discursivos. Isso aponta para a necessidade de melhoramento do material didático em questão, para melhor paramentar não só os professores do programa, mas, principalmente, os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WSB11122015.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons