Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2943
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Widmark da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-21T13:47:34Z | - |
dc.date.available | 2015-11-11 | - |
dc.date.available | 2017-11-21T13:47:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2943 | - |
dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-21T13:47:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) WSB11122015.pdf: 1051099 bytes, checksum: 15b45d00d20f2a5695ba3877bddc10e8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-21T13:47:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) WSB11122015.pdf: 1051099 bytes, checksum: 15b45d00d20f2a5695ba3877bddc10e8 (MD5) Previous issue date: 2015-11-11 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Pontuação | pt_BR |
dc.subject | Ensino da língua materna | pt_BR |
dc.subject | Guia de estudo do projovem urbano | pt_BR |
dc.title | O ensino de pontuação nos guias de estudo do projovem urbano | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo geral discutir sobre o ensino da pontuação na língua portuguesa, especificamente, nos Guias de Estudo do Projovem Urbano, programa que visa possibilitar a conclusão do Ensino Fundamental, Qualificação Profissional e Participação Cidadã em 18 meses a jovens de 18 a 29 anos. Nossa intenção é responder ao seguinte questionamento: há ou não uma perspectiva discursiva no ensino de pontuação nesse material didático? Esse trabalho se justifica, portanto, pela necessidade de uma melhor reflexão sobre o ensino e melhor entendimento da pontuação e seu ensino. O corpus é composto por seis volumes dos Guias de Estudo utilizados no Projovem Urbano. Para fundamentarmos o trabalho em tela, nos apoiamos principalmente nos estudos de Dahlet (2002; 2006), dentre outros. Como resultado, constatamos que, apesar de presente em mais da metade dos guias, a pontuação não é apresentada de maneira a evidenciar seus efeitos no texto e no leitor, e sim semelhante à maneira mais tradicional de ensino, pautada somente na prescrição e muito longe de reflexões em que a pontuação é vista em seus aspectos enunciativos e discursivos. Isso aponta para a necessidade de melhoramento do material didático em questão, para melhor paramentar não só os professores do programa, mas, principalmente, os estudantes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WSB11122015.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons