Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Franciele Galdino da-
dc.date.accessioned2024-02-07T13:43:57Z-
dc.date.available2023-11-24-
dc.date.available2024-02-07T13:43:57Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29453-
dc.description.abstractThe main aim of this paper is to discuss the teaching and learning of singing for a student with Autism Spectrum Disorder (ASD), seeking to understand how this process unfolds. In order to understand more about this subject, we formulated the following guiding research question: How is the teaching and learning of singing developed for individuals with ASD? Thus, the major goal of this research was to comprehend how the teaching and learning of singing are carried out for a student with ASD. Through semi-structured interviews and observations, this qualitative research aimed to identify, describe and analyse various aspects present in singing lessons for a student with ASD. In this perspective, we have reached some significant results for the field of singing education for individuals with ASD, such as the challenges faced by the teacher, her conception of singing lessons for a student with ASD, and the resources and activities she employed during the lessons, among others. Teaching singing to individuals with ASD is a challenging context that requires attention and further exploration. The reflections and insights gained through this research undeniably contribute to this field, recognizing that it represents just a small part of a vast scenario that demands more attention and preparation from teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-02-07T13:43:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FGS24112023.pdf: 502157 bytes, checksum: b9ef2ac8838eeabae292b49c3f5bd75f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-07T13:43:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FGS24112023.pdf: 502157 bytes, checksum: b9ef2ac8838eeabae292b49c3f5bd75f (MD5) Previous issue date: 2023-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura) - TCCpt_BR
dc.subjectCanto - Ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTEA - Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEnsino de canto - TEApt_BR
dc.titleO ensino do canto para pessoas com TEA : compreendendo o processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.title.alternativeTeaching singing to people with ASD: understanding the teaching and learning process.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Marinho, Vanildo Mousinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3813803836925083pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como foco principal debater acerca do ensino e aprendizagem de canto para uma aluna com TEA, procurando compreender como acontece esse processo. Para entendermos mais sobre esse assunto, trouxemos como questão norteadora o seguinte problema de pesquisa: Como é desenvolvido o ensino e aprendizagem do canto para pessoas com TEA? Sendo assim, essa pesquisa teve como objetivo geral: Compreender como é desenvolvido o ensino e aprendizagem do canto para uma aluna com TEA. Com base em entrevistas semiestruturadas e observações, a pesquisa de cunho qualitativo buscou identificar, descrever e analisar alguns pontos dos inúmeros aspectos presentes nas aulas de canto para uma aluna com TEA. Nessa perspectiva, alcançamos alguns resultados significativos para área do ensino do canto para pessoas com TEA, tais como: os desafios enfrentados pela professora, a sua concepção sobre aulas de canto para uma aluna com TEA, os recursos e atividades que a professora utilizou para realização das aulas, entre outros. O ensino do canto para pessoas com TEA é um contexto desafiador que necessita atenção e aprofundamento. As reflexões e opiniões adquiridas através dessa pesquisa, sem dúvidas, trazem contribuição para esse campo, mas tendo consciência que é apenas um recorte de um imenso cenário que exige mais atenção e preparo por parte dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FGS24112023.pdf490,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons