Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, André Felipe de Almeida-
dc.date.accessioned2024-02-07T15:31:45Z-
dc.date.available2023-11-24-
dc.date.available2024-02-07T15:31:45Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29460-
dc.description.abstractThis research deals with a survey of student data from the piano center of the Program of Inclusion Through Music and Arts (PRIMA) located in the city of João Pessoa – PB, thus seeking to trace the profile of these students, with the purpose of analysing the target audience for whom the project is intended. To this end, we opted for a case study, adopting the survey method where we systematized, analysed, and presented the information obtained from a questionnaire. In addition, we sought to provide a historical overview of the social project, as well as the current legislation that regulates the social project, in addition to the current management responsible for the management of the project in the city of João Pessoa – PB. This text also provides a definition of group piano teaching (EPG) and how this teaching method is specifically applied in the piano center, object of this research, and highlights the partnership between the piano center of PRIMA and UFPB, emphasizing cooperation through the scholars and volunteers of the piano laboratory (PianoLab/UFPB). We also discuss how the project developed during the pandemic years and the need for adaptation in group piano teaching, and how this period affected teachers, students, volunteers, and scholars.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-02-07T15:31:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFAC24112023.pdf: 6791399 bytes, checksum: a141957bbe6eaacf608ee93188c43f71 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-07T15:31:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AFAC24112023.pdf: 6791399 bytes, checksum: a141957bbe6eaacf608ee93188c43f71 (MD5) Previous issue date: 2023-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura) - TCCpt_BR
dc.subjectPiano - Ensinopt_BR
dc.subjectPiano - Projeto social - Ensinopt_BR
dc.subjectMúsica e arte - Projeto de inclusãopt_BR
dc.titleEnsino de piano em grupo em um projeto social : perfil dos alunos.pt_BR
dc.title.alternativeGroup piano teaching in a social project: student profile.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Josélia Ramalho-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4246568193833396pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de um levantamento dos dados dos alunos do polo de piano do Programa de Inclusão através da Música e das Artes (PRIMA) localizado na cidade de João Pessoa - PB, buscando assim traçar o perfil desses alunos, com a finalidade de analisar o público alvo a quem se destina o projeto. Para tanto, optamos por um estudo de caso, adotando o método survey onde a partir de um questionário, sistematizamos, analisamos e apresentamos as informações obtidas. Ademais, buscamos trazer um panorama histórico do projeto social, bem como a legislação vigente que regulamenta o projeto social, além da direção atual responsável pela gestão do polo da cidade de João Pessoa - PB. Este texto traz ainda uma definição do ensino de piano em grupo (EPG) e como este método de ensino se aplica especificamente no polo de piano objeto desta pesquisa e destaca a parceria entre o polo de piano do PRIMA e a UFPB, destacando a cooperação através dos bolsistas e voluntários do laboratório de piano (PianoLab/UFPB). Discutimos ainda como se desenvolveu o projeto nos anos pandêmicos e a necessidade da adaptação no ensino de piano em grupo e como este período afetou professores, alunos, voluntários e bolsistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFAC24112023.pdf6,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons