Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHernesto, Vitor Gabriel Borges-
dc.date.accessioned2024-02-08T10:54:00Z-
dc.date.available2023-11-22-
dc.date.available2024-02-08T10:54:00Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29463-
dc.description.abstractHello, dear visitor, welcome! I left here some letters that may interest you. They talk about literacy and the existential tensions in/of teacher training, with different recipients, intentions, meanings, experiences, stories and affects. As a guideline for writing such letters, I bring the following guiding question: how can knowledge about the literacy process contribute to science/biology classes? Based on this problem, I sought to understand how knowledge about literacy can contribute to the training of a science/biology teacher. Aiming to meet the proposed objective, I adopted epistolary writing as a methodological, formative, and pedagogical path, in search of an open science, which questions the modes of knowledge production and, from this, breaks with the forms of colonization of knowledge. Following some clues from Deleuzian-inspired cartography, I compose my map, based on letters exchanged with my advisor and other epistles written to different recipients. In these, we narrate how literacy has been configured in our country, based on the daily life of a public school, reports of some academic research and posts on the virtual social network X (formerly Twitter), in addition to some stories from my family. As a result of this journey, I understood that the literacy process is complex and marked by various power relations. Therefore, assuming a political perspective of criticality is necessary, to understand the constant failure we have in teaching children in our country to read and write; so that we can observe literacy as a continuum; to connect it with biology and, therefore, expand its meaning in the training of children and teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Roberval Silva (ber-val@hotmail.com) on 2024-02-08T10:54:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VGBH08022024 - MB289.pdf: 861570 bytes, checksum: f03e29472aafa6c81bbccf554b9351ed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-08T10:54:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) VGBH08022024 - MB289.pdf: 861570 bytes, checksum: f03e29472aafa6c81bbccf554b9351ed (MD5) Previous issue date: 2023-11-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCartas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPolíticas de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMétodo cartográficopt_BR
dc.titleCartas sobre quem (ainda) não sabe escrever: a escrita como acontecimento na formação de um professor de ciênciaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Tinôco, Saimonton-
dc.description.resumoOlá, querido(a) visitante, seja bem-vindo(a)! Deixei aqui algumas cartas que podem lhe interessar. Elas contam sobre a alfabetização e os tensionamentos existenciais na/da formação docente, com diferentes destinatários, intenções, sentidos, vivências, histórias e afetações. Como fio condutor para a escrita de tais cartas, trago a seguinte questão norteadora: como conhecer sobre o processo de alfabetização pode contribuir para as aulas de ciências/biologia? A partir desse problema busquei entender como conhecimentos sobre a alfabetização podem contribuir para a formação de um docente de ciências/biologia. Visando atender ao objeto proposto, assumi a escrita epistolar como percurso metodológico, formativo e pedagógico, em busca de uma ciência aberta, que questiona os modos de produção de conhecimento e, a partir disso, rompe com as formas de colonização do saber. Seguindo algumas pistas da cartografia de inspiração deleuziana componho meu mapa, a partir de cartas trocadas com o meu orientador e de outras epístolas escritas para destinatários(as) diversos. Nestas, narramos sobre como tem se configurado a alfabetização em nosso país, a partir do cotidiano de uma escola pública, de relatos de algumas pesquisas acadêmicas e de postagens na rede social virtuais X (antigo Twitter), além de algumas histórias de minha família. Como consequência de tal percurso, entendi que o processo de alfabetização é complexo e marcado por várias relações de poder. Desse modo, assumir uma perspectiva política de criticidade se faz necessário, para entendermos o constante fracasso que temos em alfabetizar as crianças de nosso país; para podermos observar a alfabetização enquanto continuum; para conectá-la com a biologia e, com isso, ampliar seu sentido na formação de crianças e docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VGBH08022024 - MB289.pdf841,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons