Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro Júnior, Venâncio de Paula-
dc.date.accessioned2024-02-08T14:14:52Z-
dc.date.available2023-11-28-
dc.date.available2024-02-08T14:14:52Z-
dc.date.issued2023-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29469-
dc.description.abstractTeaching guitar in basic education schools is no longer a utopia; the reality of this practice has been adopted in several cities throughout Brazil. One of these experiences takes place in some municipal schools in the city of João Pessoa - PB, through the Seção de Bandas Escolares, Música e Dança (SBE). Therefore, this research aimed to understand and analyze the main characteristics, how and why guitar teaching became part of the activities of the SBE project, carried out in public schools in the municipality of João Pessoa. As specific objectives I intended to: identify and understand what motivated the inclusion of guitar lessons into the project and its continuance; analyze the need for and meaning of guitar lessons as part of the project activities; understand and analyze how guitar lessons took place within the project. In the literature review and theoretical foundation, I researched publications on the teaching of musical instruments in basic education schools. The data was collected through semi structured interviews with the coordinator and two teachers who participate in the project. By analyzing the data obtained, it was possible to realize that the motivation for the emergence of this teaching practice in the SBE project came from the demand of students who expressed an interest in learning how to play the guitar and other instruments which are not part of the marching band, thus giving rise to the teaching of the guitar, recorder and cavaquinho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-02-08T14:14:52Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VPRJ28112023.pdf: 1019302 bytes, checksum: 9b55faa07c993f52cac35c6cbb80a2e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-08T14:14:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VPRJ28112023.pdf: 1019302 bytes, checksum: 9b55faa07c993f52cac35c6cbb80a2e7 (MD5) Previous issue date: 2023-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura) - TCCpt_BR
dc.subjectMúsica - Ensinopt_BR
dc.subjectInstrumento musical - Ensinopt_BR
dc.subjectViolão - Ensino coletivopt_BR
dc.titleEnsino de violão nas Escolas Municipais de João Pessoa : uma experiência a partir do Projeto da seção de Bandas Escolares, Música e Dança (SBE).pt_BR
dc.title.alternativeGuitar teaching in the Municipal Schools of João Pessoa: an experience from the Project of the School Bands, Music and Dance (SBE) section.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Carla Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0002029685789732pt_BR
dc.description.resumoO ensino de violão nas escolas de educação básica já não é mais utopia, a realidade desse ensino vem sendo adotado em várias cidades pelo Brasil. Uma dessas experiências ocorre em algumas escolas municipais de educação básica da cidade de João Pessoa – PB, através do projeto da Seção de Bandas Escolares, Música e Dança (SBE). Dessa forma, esta pesquisa pretendeu compreender e analisar quais as principais características, como e por que o ensino de violão começou a fazer parte das atividades do projeto da SBE, realizado nas escolas públicas do município de João Pessoa. Como objetivos específicos pretendi: identificar e compreender o que motivou a inserção das aulas de violão no projeto e sua continuidade; analisar a necessidade e o significado das aulas de violão como parte das atividades do projeto; compreender e analisar como aconteceram as aulas de violão dentro do projeto. Na revisão de literatura e fundamentação teórica fiz um levantamento das publicações sobre o ensino de instrumentos musicais na escola de educação básica. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas com o coordenador e dois professores que participam do projeto. Através da análise dos dados obtidos foi possível compreender que a motivação do surgimento desse ensino no projeto da SBE partiu da demanda dos alunos que demonstravam interesse em aprender a tocar violão e outros instrumentos que não fazem parte da banda marcial, surgindo com isso o ensino de violão, flauta doce e cavaquinho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VPRJ28112023.pdf995,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons