Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29472
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Gilson Machado-
dc.date.accessioned2024-02-08T15:01:07Z-
dc.date.available2023-11-29-
dc.date.available2024-02-08T15:01:07Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29472-
dc.description.abstractThe present work aims to understand, in general, how the teacher's pedagogical practice is carried out in music classes in a maximum security penitentiary system in the city of João Pessoa-Paraíba. The study is conducted using a qualitative case study approach, involving a semi-structured interview with the teacher of the selected project. The study addresses several aspects, such as the development of music classes in the project, the challenges faced by the teacher in a penitentiary environment, issues related to resocialization in Brazil, overcrowding in prisons and the infrastructure in penitentiary institutions. The scarcity of specific articles on teaching music as a resocialization tool in a maximum security system is highlighted. The research results point to the various benefits of teaching music in this specific context. Among these benefits, we highlight the promotion of the cognitive and emotional development of re educated students, the improvement in self-esteem and personal expression, in addition to the possibility of providing a constructive way of using time and a positive alternative to dealing with the characteristic stress and tension of the prison environment. This study positions itself as a significant resource in promoting awareness of the importance of resocialization and seeks to provide a deeper understanding of the issues surrounding the reintegration of individuals serving sentences. Furthermore, this work can effectively contribute to dialogues and reflections on a more holistic view of the topic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-02-08T15:01:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GML29112023.pdf: 468359 bytes, checksum: 7d31905b8a11cea3f3c6f02b15601f6e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-08T15:01:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GML29112023.pdf: 468359 bytes, checksum: 7d31905b8a11cea3f3c6f02b15601f6e (MD5) Previous issue date: 2023-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura) - TCCpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMúsica - Ensino - Sistema penitenciáriopt_BR
dc.subjectEnsino de música - Ressocializaçãopt_BR
dc.titleO ensino de música do Projeto X em uma penitenciária de segurança máxima do município de João Pessoa - PB.pt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of music by Project X in a maximum security penitentiary in the municipality of João Pessoa - PB.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Ariana Perazzo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9441327534344100pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender, de forma geral, como a prática pedagógica do professor é realizada nas aulas de música em um sistema penitenciário de segurança máxima na cidade de João Pessoa-Paraíba. O estudo é conduzido sob a abordagem qualitativa, onde foi realizado um estudo de caso, envolvendo uma entrevista semiestruturada com o professor do Projeto selecionado. O estudo aborda diversos aspectos, como o desenvolvimento das aulas de música no Projeto, os desafios enfrentados pelo professor em um ambiente penitenciário, questões relacionadas à ressocialização no Brasil, superlotação nas prisões e a infraestrutura nas instituições penitenciárias. A escassez de artigos específicos sobre o ensino de música como ferramenta de ressocialização em um sistema de segurança máxima é destacado. O resultado da pesquisa aponta para os diversos benefícios do ensino da música nesse contexto específico. Entre esses benefícios, destacam se a promoção do desenvolvimento cognitivo e emocional dos reeducandos, a melhoria na autoestima e expressão pessoal, além da possibilidade de proporcionar uma forma construtiva de ocupação do tempo e uma alternativa positiva para lidar com o estresse e a tensão característicos do ambiente prisional. Este estudo se posiciona como um recurso significativo na promoção da conscientização sobre a importância da ressocialização e busca proporcionar uma compreensão mais profunda das questões que envolvem a reintegração de indivíduos em cumprimento de pena. Além disso, este trabalho poderá contribuir efetivamente com diálogos e reflexões em uma visão mais holística sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GML29112023.pdf457,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons