Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2948
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaria, Arismar Lourenço de-
dc.date.accessioned2017-11-21T15:15:45Z-
dc.date.available2017-11-21T15:15:45Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2948-
dc.description.abstractCette étude vise à présenter un compte rendu de l'expérience en tant que membre du Programme Institutionnel à l'Initiation d'enseignement - PIBID/Sous-projet Lettres Portugais. Née de la nécessité d'enregistrer et de documenter les activités principales développées pendant l'années scolaires 2014 et 2015, en particulier ceux liés à la préparation de Simulé ENEM 2015 et les orientations sur le processus de correction des rédactions; la performance des coordonnateurs, le superviseur de l'école, ainsi que les boursiers, grâce à l'importance du programme dans la formation des futurs enseignants. Nous entendons également faire des réflexions sur l'impact de ces expériences dans le sous-projet pour notre formation initiale en tant que futurs enseignants de portugais. Pour cela, nous avons l'appareil théorique des auteurs comme Antunes (2003/2010), Geraldi, Possenti et Brito (1999), Franchi (2006), Marcuschi (2008), entre autres, que les OCEMs/PB (2007), la LDB (1996), les PCNs (1998/2000), la PNAD (2014) et le Cahier I de Formation des Enseignants Éducation Secondaire - Phase II (SEB 2014). Nous avons vu tout au long de notre parcours de formation, l'impact positif de ce projet entraîne des changements importants dans notre approche professionnelle en période d'initiation de l'enseignement, ainsi que à l'école, le lieu de notre travail.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-11-21T15:15:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ALM30012017.pdf: 580557 bytes, checksum: d061379a4ee4507adaaa8564c25a8d49 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-21T15:15:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ALM30012017.pdf: 580557 bytes, checksum: d061379a4ee4507adaaa8564c25a8d49 (MD5) Previous issue date: 2016-11-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Letras - Portuguêspt_BR
dc.subjectAtividades significativaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleRelato das vivências como pibidiana em uma escola pública de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Maria de Fátima Benício de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo apresentar um relato das experiências como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/Subprojeto Letras-Português. Surgiu da necessidade de registrar e documentar as principais atividades desenvolvidas no período letivo entre os anos de 2014 e 2015, sobretudo aquelas relacionadas à elaboração do Simulado ENEM 2015, tal como às orientações sobre o processo de correção das redações; a atuação das Coordenadoras, da Supervisora da Escola, assim como dos bolsistas, pela importância do Programa na formação do futuro docente. Pretendemos, ainda, fazer reflexões sobre os impactos dessas experiências no Subprojeto para a nossa formação inicial como futuros professores de Língua Portuguesa. Para isso, contamos com o aparato teórico de autores como Antunes (2003/2010), Geraldi, Possenti e Brito (1999), Franchi (2006), Marcuschi (2008), entre outros, tal como as OCEMs/PB (2007), a LDB (1996), os PCNs (1998/2000), a PNAD (2014) e o Caderno I de Formação de Professores do Ensino Médio – Etapa II (SEB 2014). Vimos, no decorrer de nossa trajetória formativa, o impacto positivo do Projeto ao provocar mudanças significativas em nossa postura profissional em período de iniciação docente, bem como na Escola, lugar de nossa atuação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALM30012017.pdf566,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons