Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Helyne Soares-
dc.date.accessioned2024-02-09T14:53:53Z-
dc.date.available2023-12-06-
dc.date.available2024-02-09T14:53:53Z-
dc.date.issued2023-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29490-
dc.description.abstractThis research aims to understand the methodological proposal Fluir, aimed at teaching so-called Ballroom Dances. To this end, this writing was organized into two movement flows entitled:(1) Historical overview of Dances known as ballroom and their teaching-learning processes, and (2) Socio-philosophical conceptions of teaching-learning processes in Dance.In the first, a brief historiographical overview of the Teaching of Ballroom Dancing was carried out, covering both the European and Brazilian scenes. In turn, in the second movement fluency, the research was directed to understanding the socio-philosophical concepts that underlie the theories and practices of Dance Teaching. Furthermore, it was considered necessary to adopt data collection procedures through documentary research, in order to analyze the records and diaries of the author of this work. These were produced based on her experiences as a teacher and student of Dances known as Ballroom, and are presented in the chapter that describes the methodological design, results and discussion. From the content analysis, it was possible to assimilate the historicity of the Fluir concept and the concepts related to the logo representing this proposal. Furthermore, it was possible to identify which teaching trend this proposal is based on, what is the conception of the body/body/corpe in this, how teaching practices and content to be developed are organized, in addition to how the learning assessment process takes place in this proposal. With the completion of this research, it was possible to glimpse the potential of Fluir in terms of expanding perspectives on the teaching-learning processes of Ballroom Dancing, which is mostly restricted to teaching techniques.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-02-09T14:53:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HSM06122023.pdf: 1500402 bytes, checksum: c2093073ff2fd07bb2d5ead855219a19 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-09T14:53:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HSM06122023.pdf: 1500402 bytes, checksum: c2093073ff2fd07bb2d5ead855219a19 (MD5) Previous issue date: 2023-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectDança - Ensinopt_BR
dc.subjectDança - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectDança de salãopt_BR
dc.titleFluir : uma proposta de ensino-aprendizagem das danças ditas de salão.pt_BR
dc.title.alternativeFlowing: a teaching-learning proposal for the so-called ballroom dances.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alexsander Barbozza da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9550386768926053pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender a proposta metodológica Fluir, direcionada ao Ensino das Danças ditas de Salão. Para tanto, este escrito foi organizado em duas fluências de movimento intituladas como: (1) Recorte histórico acerca das Danças conhecidas como de salão e seus processos de ensino-aprendizagem, e (2) Concepções sócio-filosóficas dos processos de ensino-aprendizagem em Dança. Na primeira, foi realizado um breve recorte historiográfico sobre o Ensino das Danças de Salão, perpassando tanto pelo cenário europeu, quanto pelo brasileiro. Por sua vez, na segunda fluência de movimento, a pesquisa foi direcionada à compreensão das concepções sócio-filosóficas que fundamentam as teorias e as práticas do Ensino em Dança. Além disso, considerou-se necessário adotar os procedimentos de coleta de dados por meio da pesquisa documental, a fim de analisar os registros e diários da própria autora deste trabalho. Estes foram produzidos a partir das experiências desta enquanto docente e discente das Danças conhecidas como de Salão, e são apresentados no capítulo que descreve o delineamento metodológico, os resultados e a discussão. A partir da análise de conteúdo, foi possível assimilar a historicidade do conceito Fluir e as concepções relacionadas à logomarca representativa desta proposta. Além disso, pôde-se identificar em qual tendência de Ensino desta proposta encontra-se alicerçada, qual a concepção sobre o/a/e corpo/corpa/corpe nesta, como se organizam as práticas de Ensino e os conteúdos a serem desenvolvidos, além de como se dá o processo de avaliação do aprendizado nesta proposta. Com a efetivação desta pesquisa, foi possível vislumbrar as potencialidades do Fluir no que se refere a ampliar as perspectivas acerca dos processos de ensino-aprendizagem das Danças de Salão, que majoritariamente se encontra restrito ao ensino de técnicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HSM06122023.pdf1,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons