Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Geóstenys de Melo-
dc.date.accessioned2024-02-20T11:33:33Z-
dc.date.available2023-06-30-
dc.date.available2024-02-20T11:33:33Z-
dc.date.issued2023-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29532-
dc.description.abstractThis research investigates the cordel literature as a pedagogical support in art classes. Its main objective is the creation of a Guidance Manual for Art teachers, based on work developed with students from the 9th grade classes of fundamental education II, from the public school Marlene Alves de Mendes, in the city of Pilõezinhos, in Paraíba, using the Cordel “O Romance do Pavão Mysteriozo”, by José Camelo de Melo Rezende. This work also aims to promote local art, valuing popular culture and reaffirming the importance of this literary genre that is the cordel brochures. This study/experience was developed by researching the cordel literature genre, the woodcut technique, the characters from the stories and the cultural value of the cordel. It is a participatory research, with a qualitative approach, that analyzed the results from the art workshops planned in its didactic-pedagogical intervention actions. This investigation also emphasizes the importance of working with popular culture in the classroom using the stories from the cordel brochures, enabling the students to critically reflect and artistically practice, allowing them to see and interpret the world through their experiences, contributing with the teaching and learning process in artistic practices in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-02-20T11:33:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GeosténysDeMeloBarbosa_Dissert.pdf: 30676438 bytes, checksum: 5db8deb75864da4d47913cf51c1d5d18 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T11:33:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GeosténysDeMeloBarbosa_Dissert.pdf: 30676438 bytes, checksum: 5db8deb75864da4d47913cf51c1d5d18 (MD5) Previous issue date: 2023-04-11en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectMetodologia de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPavão Mysteriozopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectCordel literaturept_BR
dc.subjectVisual artspt_BR
dc.subjectTeaching and learning methodologypt_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.titleA obra o romance do pavão misterioso como metodologia de ensino e aprendizagem - um manual para o/a professor/apt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Strazzacappa Hernández, Márcia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1574008360415424pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3409158681359950pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa investiga a literatura de cordel como suporte pedagógico nas aulas de Arte. Tem como objetivo principal a criação de um Manual de orientação para professores de Arte, a partir de um trabalho desenvolvido com os alunos das turmas de 9° ano do fundamental II, da escola pública Marlene Alves de Mendes, na cidade de Pilõezinhos/PB, usando o folheto de cordel O Romance do Pavão Mysteriozo, de autoria de José Camelo de Melo Rezende. Como demais objetivos, almejamos a fomentação da arte local, valorizando a cultura popular e reafirmando a importância desse gênero literário que é o folheto de cordel. Esse estudo/experiência desenvolveu-se pesquisando o gênero literário do Cordel, a técnica da xilogravura, os personagens imagéticos das histórias e o valor cultural do cordel. Trata-se de uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, analisando resultados a partir das oficinas de arte previstas nas suas ações de intervenção didático-pedagógicas. Esta investigação ainda ressalta a importância de trabalhar a cultura popular em sala de aula, usando as histórias presentes nos folhetos de cordel, possibilitando à/ao estudante, a reflexão crítica, a prática artística, e a leitura de mundo, mediante suas vivências, contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem nas práticas artísticas em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GeosténysDeMeloBarbosa_Dissert.pdf29,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons