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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29536
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Francisco Érick de | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T13:13:32Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29 | - |
dc.date.available | 2024-02-20T13:13:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29536 | - |
dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
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dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Raça - Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Trajetórias educacionais | pt_BR |
dc.subject | Racialização | pt_BR |
dc.subject | Classes populares | pt_BR |
dc.subject | Race - Schooling | pt_BR |
dc.subject | Educational trajectories | pt_BR |
dc.subject | Racialization | pt_BR |
dc.subject | Popular classes | pt_BR |
dc.title | Raça, racismo e racialização nas trajetórias de escolarização de pós-graduandos/as das classes populares | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matos, Teresa Cristina Furtado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6597687025275700 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3321007151596575 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi investigar qualitativamente como raça, enquanto categoria analítica, pode condicionar trajetórias de escolarização – uma temática que tem sido explorada majoritariamente por pesquisas com classe social. As principais questões foram: como a raça interfere objetiva e subjetivamente na escolarização de brancos e não-brancos? Dentre os demais espaços de socialização que se interligam ao processo de escolarização, como a discriminação racial atua e quais consequências eventualmente produz? A metodologia utilizada se baseou nos estudos de trajetórias desenvolvidos pela sociologia da educação e associados à questão do sucesso e fracasso escolares. Utilizou-se, para tanto, de questionários culturais e socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas que foram aplicados a estudantes de pós-graduação brancos e não-brancos e de origem popular. Entretanto, a fim de posicionar o problema no campo das relações raciais, seguiu-se a orientação dos paradigmas de pesquisa desenvolvidos por Carlos Hasenbalg e Nelson do Valle Silva, que demonstraram que raça é uma categoria eficaz na alocação de posições sociais na estrutura de classes e desfrute das oportunidades sociais ao longo dos ciclos de vida; e Sergio Alfredo Guimarães que trabalha sociologicamente a “cor” como um tropo que esconde a permanência de noções raciais na sociedade brasileira. Pela análise de conteúdo, se investigou as narrativas de Alfredo, Carlos, Lia e Lília (brancos); Alessandra, Carolina, Cida, Ellen, Firmina e Silvio (não-brancos) e os resultados apontam para uma realidade na qual os brancos se beneficiam, relacionalmente, da discriminação racial contra os não-brancos na escola e na comunidade pela sustentação de estereótipos; xingamentos, insultos e intimidações; apelidos; “piadas”; exclusão de grupos, ausência de debate sobre o tema na escola ou banalização dele; exclusão curricular; tratamento diferente pelos colegas, professores, demais funcionários e núcleo gestor; negação de acesso a espaços, oportunidades, representações e posições; encurtamento dos horizontes sociais; preterição na formação de amizades e relações afetivas, amorosas e/ou sexuais, etc. No ensino superior, isso se manifesta pela dúvida colocada sobre a escrita “diferente”, as referências escolhidas e também pela falta de visibilidade e representatividade das pessoas não-brancas nos diferentes espaços. Todos esses fatores criam obstáculos para a formação e consolidação de capitais necessários à escolarização longeva, sendo fundamental, portanto, ir além da análise das condições de classe social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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FranciscoÉrickDeOliveira_Tese.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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