Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29541
Tipo: Dissertação
Título: Indústria de K-Pop: estratégias de promoção por meio da diplomacia pública do governo sul-coreano
Autor(es): Rodrigues, Helmer Marra
Primeiro Orientador: Bijos, Leila Maria da Juda
Resumo: O tema dessa dissertação é a Indústria de K-Pop e a Diplomacia Pública sul-coreana, com recorte nas estratégias de promoção da marca nacional pelo governo. A relevância do tema dá-se pela expansão da Onda Coreana, com a exportação dos produtos culturais exportados da Coreia do Sul. Junto a esse fator, tem-se o aumento exponencial do consumo desses mesmos produtos, com incidência na emergência dos estudos coreanos sobre como funcionam as motivações desses resultados. Ademais, a necessidade de exploração de outras visões sobre essa Indústria e da importância no aumento desses estudos em português para a academia brasileira. As bases metodológicas aplicadas no trabalho são uma mescla da pesquisa bibliográfica, tal qual documental, em artigos, documentos (históricos e governamentais), livros e teses sobre os assuntos discutidos em cada um dos capítulos. Cada capítulo foi constituído de modo a servir como uma lente de conhecimento sobre os desdobramentos na sociedade sul-coreana das práticas levantadas. Com isso, o objetivo geral é o de explorar a relação entre a Indústria de K-Pop e a Diplomacia Pública sul-coreana para promoção como parte de sua marca nacional. Ramificam-se os objetivos específicos para tratar da República da Coreia para: apresentar uma discussão dos conceitos de Interdependência Complexa, Poder Brando (soft power), de Diplomacia Pública e de nation branding, assim como um marco histórico da República da Coreia; esquematizar os conceitos jurídicos da legislação sobre as Indústrias Culturais e as respectivas políticas por mandato presidencial; contrastar a formatação da Indústria de K-Pop e o papel do governo. Os dados apontam para a diversidade que o governo emprega a Diplomacia Pública para promoção positiva de sua imagem, a partir daquela Indústria na Onda Coreana. Todo esse construto é refletido na melhora das relações político-comerciais da ROK com a comunidade internacional, onde os produtos culturais da Onda, apresentados como parte da política externa, para conquistar outros objetivos e mediar parte das relações internacionais.
Abstract: The theme of this dissertation is the K-Pop Industry and South Korean Public Diplomacy, focusing on the strategies for promoting the national brand by the government. The relevance is given by the expansion of the Korean Wave, with the export of cultural products from South Korea. Along with this factor, there is an exponential increase in the consumption of these same products, which impacts the emergence of Korean studies on how the motivations for these results work. In addition, the need to explore other views on this vast Industry and the importance of increasing these studies in Portuguese for the Brazilian academy. The methodological bases applied are a mix of bibliographical research, such as documentary research, articles, documents (historical and governmental), books and theses on the subjects discussed in each chapter. They were built to serve as a lens of knowledge about the developments in South Korean society of the practices raised. With this, the overall objective is to explore the relationship between the K-Pop Industry and South Korean Public Diplomacy to promote a national brand. The specific goals deal with the Republic of Korea branched out to: present an argument about complex interdependence, soft power, Public Diplomacy and nation branding concepts, so an historical map; outline the legal concepts about the Cultural Industries and their respective policies by the main president's office term; contrast the formatting of the K-Pop Industry and government’s role. The data point to the diversity that the government employs Public Diplomacy for the positive promotion of its image, based on that Industry on the Korean Wave. This whole construct reflects in the improvement of the ROK's political-commercial relations with the international community, where the Wave's cultural products, presented as part of foreign policy, to conquer other objectives and mediate part of international relations.
Palavras-chave: Relações internacionais
Diplomacia pública
Indústria de K-Pop
Poder brando
República da Coreia
K-Pop industry
Public diplomacy
Republic of Korea
Soft power
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Relações Internacionais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29541
Data do documento: 3-Mar-2023
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HelmerMarraRodrigues_Dissert.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons