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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29550
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Ramon Paulino de-
dc.date.accessioned2024-02-20T21:38:23Z-
dc.date.available2023-03-21-
dc.date.available2024-02-20T21:38:23Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29550-
dc.description.abstractThe mobile games segment represents a relevant part of the industry, moving billions of dollars every year, due to its popularity and easy access in everyday life. Unfortunately a large portion of users are out of this type of media, the VI (visually impaired), and for this audio-based games (or audiogames) emerge to meet this need. The aim of this study is to investigate the use of Pure Data (Pd) in the development of mobile audiogames on the Unity platform. To do this, we developed Binaural Flight, an endless vertical scrolling game exploring the integration of Pure Data and the Unity platform. In the course of this work we verified that Pd is viable and versatile as a real-time audio manipulation and generation tool in the game. The use of libpd allows the implementation of Pd on several platforms. From this study, we propose a set of solutions to assist in the use and implementation of Pure Data in the development of mobile audio games on the Unity platform, thus making it a viable option for independent developers and thus fostering new audio game productions for visually impaired individuals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-02-20T21:38:23Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RamonPaulinoDeLima_Dissert.pdf: 5286635 bytes, checksum: 0606c5a8bf916356643ec56d868f9e7d (MD5) Título_qualificação_RamonDeLima_Dissert.pdf: 59506 bytes, checksum: 10e0468c0d3d9d6eaca7ed3c682949c1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-20T21:38:23Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RamonPaulinoDeLima_Dissert.pdf: 5286635 bytes, checksum: 0606c5a8bf916356643ec56d868f9e7d (MD5) Título_qualificação_RamonDeLima_Dissert.pdf: 59506 bytes, checksum: 10e0468c0d3d9d6eaca7ed3c682949c1 (MD5) Previous issue date: 2021-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem de programação visualpt_BR
dc.subjectPure Datapt_BR
dc.subjectJogos baseados em áudiopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectMobile audiogamespt_BR
dc.subjectAccessibilitypt_BR
dc.titleSoluções viáveis para utilização do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile para pessoas com deficiência visual na plataforma Unitypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415439327232902pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3058143292180536pt_BR
dc.description.resumoO segmento de jogos para dispositivos móveis representa uma parte relevante na indústria, movimentando bilhões de dólares todos os anos, devido sua popularidade e fácil acesso no dia-a-dia. Infelizmente uma grande parcela de usuários fica fora desse tipo de mídia, os IDV (indivíduos com deficiência visual), e para isto os jogos baseados em áudio (ou audiogames) surgem para suprir essa necessidade. O objetivo deste estudo é investigar o uso do Pure Data (Pd) no desenvolvimento de audiogames mobile na plataforma Unity. Para isso, desenvolvemos o Binaural Flight, um endless scrolling game vertical explorando a integração de Pure Data e a plataforma Unity. No decorrer deste trabalho verificamos que o Pd é viável e versátil como ferramenta de manipulação e geração de áudio em tempo real no jogo. O uso de libpd permite a implementação do Pd em diversas plataformas. A partir deste estudo, propomos um conjunto de soluções para auxiliar no uso e implementação do Pure Data no desenvolvimento de audiogames mobile na plataforma Unity, assim tornando uma opção viável para desenvolvedores independentes e assim fomentar novas produções de audiogames para indivíduos com deficiência visual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

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