Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Deise Franco de-
dc.date.accessioned2017-11-22T14:32:59Z-
dc.date.available2017-11-22T14:32:59Z-
dc.date.issued2016-06-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2960-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the skills of present readings in tests of Portuguese basic education in public schools of Paraiba, in order to investigate if there is relationship between reading skills and abilities evaluated by the teacher to Development Index Reference Matrix Basic Education (IDEB / PB) .The idea of establishing this subject as the theme for our work came about because of a scholarship from the Institutional Program Initiation Grant to Teaching (PIBID). During the period when I was scholar observed as were the lessons of reading comprehension, this coexistence motivated me to investigate how the proposal was read applied to the valuations prepared by the teachers. For this, we collected data between July and November 2015, through which we examine questions individually. The results of the analysis were made in the light of Portuguese Language Reference Matrix IDEB / PB and Typology of understanding of questions drawn up by Marcuschi. Preliminary data show the preference of teachers for skills to locate and explicit text and objective information .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2017-11-22T14:32:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DFC25072016.pdf: 578443 bytes, checksum: a4c6bf93ec36f9bdd4a4f9222390d81f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-22T14:32:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DFC25072016.pdf: 578443 bytes, checksum: a4c6bf93ec36f9bdd4a4f9222390d81f (MD5) Previous issue date: 2016-06-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectAvaliaçõespt_BR
dc.titleCompetências de leitura: um estudo em provas de português de escolas públicas na Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Socorro Claudia Tavares de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar as competências de leituras presentes nas provas de Língua Portuguesa do Ensino Básico das escolas públicas da Paraíba, visando investigar se há relação entre as competências de leitura e habilidades avaliadas pelo professor com a Matriz de Referência do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB/PB).A ideia de estabelecer esse assunto como tema para o nosso trabalho surgiu pelo fato de ser bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Durante o período em que fui bolsista observei como eram as aulas de compreensão textual, essa convivência motivou-me a investigar como era a proposta de leitura aplicada nas avaliações elaboradas pelos professores. Para isto, coletamos dados entre os meses de julho e novembro de 2015, por meio do qual pudemos analisar as questões individualmente. Os resultados da análise foram feitos à luz da Matriz de Referência de Língua Portuguesa do IDEB/PB e da Tipologia das perguntas de Compreensão elaboradas por Marcuschi. Os dados preliminares demonstram a preferência dos professores por competências de localizar informação explícita e um texto e objetiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DFC25072016.pdf564,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons