Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Raquel Alves da-
dc.date.accessioned2024-02-26T13:55:56Z-
dc.date.available2021-04-12-
dc.date.available2024-02-26T13:55:56Z-
dc.date.issued2021-02-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29641-
dc.description.abstractThe present dissertation has an analytical-reflective character about the production process of a series of comics focused on the internet audience titled Jenericos. Using the methodology of genetic criticism to analyze the process of producing comic books and starting from the point of view of a non-author of comics in a new authoring process, this work has as theoretical scope the works of the author Cecília Salles (2008) on genetic criticism, comic book studies by the comic artist Scott McCloud (1995) and an analyticalreflective approach to the creative process of the author in question. The relevance of this study is placed on the possibility of approximation between comic books and other areas of knowledge, using methodological tools typical of visual arts and showing the creation process of a series of comic books by a beginning author, with her artistic route and references, doubts, as well as the paths that led the research to focus on the creation of stories. Structured in three parts, the dissertation is organized this way: the first moment addressing the concepts of genetic criticism, as well as their applications in the work in question; in the second part, introductory notions about comics are covered and, in the final part, an analytical discussion of the entire production process of the comic series.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-02-26T13:55:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaRaquelAlvesDaSilva_Dissert.pdf: 2569611 bytes, checksum: 07fc75b113d3bfc8503b870d6366da09 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-02-26T13:55:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaRaquelAlvesDaSilva_Dissert.pdf: 2569611 bytes, checksum: 07fc75b113d3bfc8503b870d6366da09 (MD5) Previous issue date: 2021-02-10en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuadrinhos - históriaspt_BR
dc.subjectArte sequencialpt_BR
dc.subjectCrítica genéticapt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectComics - historypt_BR
dc.subjectSequential artpt_BR
dc.subjectGenetic criticismpt_BR
dc.subjectCreative processpt_BR
dc.titleA quadrinista acidental e o processo de criação da série de quadrinhos Jenericospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pessoa, Alberto Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6167799335143402pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8765572479893330pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem caráter analítico-reflexivo acerca do processo de produção de uma série de histórias em quadrinhos voltadas para a internet intitulada jenericos. Valendo-se da metodologia da crítica genética para analisar o processo de produção das histórias em quadrinhos e partindo do ponto de vista de uma não-autora de quadrinhos num processo novo de autoria, este trabalho tem como escopo teórico os trabalhos da autora Cecília Salles (2008) sobre a crítica genética, os estudos em quadrinhos do quadrinista Scott McCloud (1995) e uma abordagem analítico-reflexiva do processo criativo da autora em questão. A relevância deste estudo reside na possibilidade de aproximação entre as histórias em quadrinhos e outros campos do conhecimento, com uso de ferramentas metodológicas típicas das artes visuais, mostrando o processo de criação de uma série de quadrinhos de uma autora iniciante, com seus percursos artísticos e referenciais, dúvidas, bem como os caminhos que levaram a pesquisa a enfocar a criação das histórias. dividida em três partes, a dissertação está organizada da seguinte forma: um primeiro momento abordando os conceitos de crítica genética, bem como suas aplicações no trabalho em questão; na segunda parte, são abordadas noções introdutórias acerca das histórias em quadrinhos e, na parte final, há uma discussão analítica de todo o processo de produção da referida série de quadrinhos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaRaquelAlvesDaSilva_Dissert.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons