Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29682
Tipo: Dissertação
Título: Redes, fórum e consórcio de educação superior pública do Nordeste: aportes na otimização de forças para atuação regional
Autor(es): Paz, Maria Cristiane Alves da
Primeiro Orientador: Cavalcanti Filho, Paulo Fernando de Moura Bezerra
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar a iniciativa de redes, fórum e consórcio de Instituições Públicas de Ensino Superior do Nordeste na perspectiva de criar sinergia com o sistema regional de inovação. Como abordagem metodológica, utiliza-se a qualitativa, como instrumento, a análise documental e como corpus de pesquisa, foram selecionados os principais documentos que tratam das organizações em rede de instituições de ensino superior na região Nordeste, além de outros dados (quantitativos e qualitativos) relacionados à região Nordeste, bem como iniciativas de consórcios e redes na localidade. Para analisar os dados coletados, vale-se da Análise de Conteúdo a partir de Bardin. Parte-se do pressuposto de que o fenômeno da globalização caracterizado por integração dos espaços impulsionou novos mecanismos organizativos de natureza em redes com o potencial de estratégias e propósitos comuns em escala global. Nestas estruturas de poder são discutidas diferentes soluções e arranjos numa dinâmica de inclusão e exclusão que propiciem o aumento da competitividade para alcançar os interesses comuns. Neste cenário é atribuído às instituições de ensino superior criar sinergia com o sistema regional de inovação para conceber uma nova institucionalidade capaz de romper com a lógica de interesse da globalização e cooperar com o desenvolvimento regional. Constata-se que, dentro das contribuições e demais potencialidades das redes, fórum e consórcio de cooperação de ensino superior, temos a incipiência desses projetos, que inviabilizam maiores constatações, de maneira que nos debruçamos sobre alguns prognósticos, tais como: a potencialidade para desenvolver diversas ações no cenário da educação, ciência e tecnologia. A integração em rede permite cooperação; ganhos de escala nas contratações/ações; fortalecimento das capacidades com fusão de recursos, promoção da inovação, ciência e tecnologia a partir do interligamento de setores, instituições e atores; parcerias institucionais; políticas regionais de incentivo, dentre outras. No presente momento o processo de constituição das iniciativas contribuem para as discussões sobre a relevância dos processos cooperativos, estimula as perspectivas de instituição social e de bem público e convoca as instituições a refletir sobre seus processos acadêmicos e a necessidade de repensar seus modelos de gestão, formação, inovação e regulação no sistema educacional.
Abstract: This dissertation aims to investigate the initiative of networks, forum and consortium of Public Institutions of Higher Education in the Northeast in the perspective of creating synergy with the regional innovation system. As a methodological approach, a qualitative approach is used, as an instrument, document analysis and as a research corpus, the main documents that deal with organizations in a network of higher education institutions in the Northeast region were selected, in addition to other data (quantitative and qualitative ) related to the Northeast region, as well as consortium and network initiatives in the locality. To analyze the collected data, Content Analysis based on Bardin is used. It starts from the assumption that the phenomenon of globalization characterized by the integration of spaces has driven new organizational mechanisms of a network nature with the potential for common strategies and purposes on a global scale. In these power structures, different solutions and arrangements are discussed in a dynamic of inclusion and exclusion that foster increased competitiveness to achieve common interests. In this scenario, it is attributed to higher education institutions to create synergy with the regional innovation system to design a new institutionality capable of breaking with the logic of interest of globalization and cooperating with regional development. It appears that, within the contributions and other potentialities of the networks, forum and higher education cooperation consortium, we have the incipience of these projects, which make further findings unfeasible, so that we focus on some predictions, such as: the potential to develop several actions in the scenario of education, science and technology. Networking enables cooperation; scale gains in hiring/actions; capacity building with the fusion of resources, promotion of innovation, science and technology from the interconnection of sectors, institutions and actors; institutional partnerships; regional incentive policies, among others. At the present time, the process of setting up initiatives contributes to discussions on the relevance of cooperative processes, encourages the perspectives of a social institution and public good, and calls on institutions to reflect on their academic processes and the need to rethink their management models, training, innovation and regulation in the educational system.
Palavras-chave: Educação superior
Redes de cooperação
Sistema regional de educação - Nordeste
Cooperation networks
Regional education system - Northeast
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29682
Data do documento: 28-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaCristianeAlvesDaPaz_Dissert.pdf2,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons