Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2968
Tipo: | TCC |
Título: | A criatividade através da representação poética: uma abodagem psicopedagógica |
Autor(es): | Silva, Danielli Cristina de Lima |
Primeiro Orientador: | Lima, Norma Maria |
Resumo: | A criatividade trata-se de uma característica resultante da habilidade que os seres humanos têm ao trabalhar com conceitos e ou ferramentas, já existentes e através de seu potencial criativo estabelecido surgem novidade. Para tentar explicar os processos criativos e a própria criatividade as teorias filosóficas e psicológicas tentam trazer explicações de modo a realizar considerações quanto ao conceito e fatores externos e internos que contribuem para a manifestação desta habilidade na vida das pessoas. Este artigo tem por objetivo investigar a importância da criatividade no desenvolvimento da linguagem escrita no contexto escolar sob uma óptica psicopedagógica a partir da representação poética como também caracterizar a aquisição da linguagem e os benefícios do estímulo criativo através da análise das possibilidades que a poesia propicia ao desenvolvimento da linguagem escrita com a utilização de um ambiente favorável a fim de demonstrar a importância da criatividade na intervenção psicopedagógica. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica realizada com a utilização de trabalhos científicos, monografias, artigos e alguns livros que falam de criatividade, linguagem e psicopedagogia de tal forma que mediante as análises é possível estabelecer a relação entre estes eixos e o quanto eles são pertinentes aos profissionais da psicopedagogia. Com este estudo podemos perceber a importância do estímulo à criatividade por meio da poesia para um melhor desempenho da linguagem escrita levando em consideração às etapas de aquisição e que o estímulo escrito deve estar ligado à expressão de ideias e pensamento, de tal modo que, utilizar a representação poética para estimular a criatividade na escrita deve estar presente nas intervenções psicopedagógicas tanto preventivas quanto curativas. |
Abstract: | The creativity this is a feature resulting from the ability that humans have to work with concepts and or existing tools and creative potential through establishing a novelty. . To try to explain the creative processes and creativity own philosophical and psychological theories attempt to bring order to carry explanations considerations regarding the concept and external and internal that contribute to the manifestation of this skill factors in people's lives. This article aims to investigate the importance of creativity in the development of written language in the school context under a psychoeducational perspective from the poetic representation as to characterize the acquisition of language and the benefits of creative stimulation by analyzing the possibilities that poetry provides the development of written language using an environment favorable to demonstrate the importance of creativity in psycopedagogy intervention. This is an exploratory and bibliographical survey of the use of scientific works, monographs, articles and some books that talk about creativity, language and educational psychology such that upon analysis it is possible to establish the relationship between these axes and how they are relevant to professionals in educational psypedagogy. With this study we can see the importance of stimulating creativity through poetry for better written language performance taking into account the stages of acquisition and the written stimulus should be linked to the expression of ideas and thought, so that use the poetic representation to stimulate creativity in writing, shall attend the psycho-pedagogical interventions both preventive as curative. |
Palavras-chave: | Criatividade Poesia Intervenção psicopedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2968 |
Data do documento: | 13-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DCLS06042015.pdf | 565,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.