Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2971
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Josineide Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-23T12:38:36Z | - |
dc.date.available | 2015-04-06 | - |
dc.date.available | 2017-11-23T12:38:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2971 | - |
dc.description.abstract | In view of the difficulty of some children for the development of skills that are not adequately developed, often for lack of more effective and innovative teaching strategies, and early childhood education being considered the first stage of basic education that underpins all school learning; this study aimed to investigate the role of music as a learning strategy in stimulating the basic skills in early childhood education. Thus, the research, in exploratory way, aimed to understand and present the music and its stimulatory effects on the children's daily school through an interventionist and descriptive study presenting several proposals the use of music to develop required skills such as reading and writing, oral ability and motor skill. Participated 50 children from a day care in pre level IV and V of infant education. A protocol containing notes of observations and interventions with music has been used; Furthermore, it was also used a questionnaire containing questions about knowledge of educators related to theme. The results point to the fact that music positively interfere, and motivating tool and facilitator of the learning process of basic skills. Despite being an auxiliary tool in the teacher's methodology, there was a lack of knowledge and its use by teachers interviewed. We conclude that music is an effective tool for the stimulation of basic skills in kindergarten and that it may be among so many instruments in the psychopedagogical interventions. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-23T12:38:36Z No. of bitstreams: 1 JBS06042015.pdf: 776618 bytes, checksum: 4ff5937dcbc6ac775085fb361d1ed085 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-23T12:38:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JBS06042015.pdf: 776618 bytes, checksum: 4ff5937dcbc6ac775085fb361d1ed085 (MD5) Previous issue date: 2015-02-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino - música | pt_BR |
dc.title | A música como estímulo para as habilidades básicas de aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pessoa, Viviany Silva | - |
dc.description.resumo | Tendo em vista a grande dificuldade de algumas crianças frente ao desenvolvimento das habilidades que não são desenvolvidas adequadamente, muitas vezes por falta de estratégias de ensino mais eficazes e inovadoras, e sendo a educação infantil considerada a primeira etapa da educação básica que alicerça toda a aprendizagem escolar; este trabalho teve como objetivo investigar o papel da música como estratégia de aprendizagem no estímulo das habilidades básicas na educação infantil. Desta forma, a pesquisa, de modo exploratório, visou compreender e apresentar a música e seus efeitos estimuladores no cotidiano escolar infantil por meio de um estudo interventivo e descritivo apresentando várias propostas da utilização da música para desenvolver as habilidades pretendidas como: leitura e escrita, habilidade oral e habilidade motora. Para tanto, contou-se com a participação de 50 crianças de uma creche na modalidade Pré IV e V da educação Infantil. Foi usado um protocolo contendo anotações de observações e das intervenções feitas com a música; além disso, também foi usado um questionário contendo questões sobre o conhecimento dos educadores frente à temática. Os resultados apontam para o fato de que a música interfere positivamente, sendo ferramenta motivadora e facilitadora do processo de aprendizagem das habilidades básicas. Mesmo com sendo uma ferramenta auxiliar na metodologia do professor, constatou-se uma carência de seu conhecimento e uso por parte dos professores entrevistados. Conclui-se que a música é uma ferramenta eficaz para o estímulo das habilidades básicas na educação infantil e que a mesma poderá estar entre tantos instrumentos nas intervenções Psicopedagógica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JBS06042015.pdf | 758,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.