Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Juliana Henrique de Assis-
dc.date.accessioned2017-11-23T12:55:18Z-
dc.date.available2015-02-04-
dc.date.available2017-11-23T12:55:18Z-
dc.date.issued2015-02-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2973-
dc.description.abstractThis study has as its main objective to verify the correlation between the parental alienation factors and school adjustment. To this purpose, it was collected a sample of 229 students at 14,53 years old (range 12 to 19 years old; SD=1,66), being 57,6% female, 29% from high school and 52,8% from public schools in João Pessoa-Paraíba. The participants answered the Alienating Maternal Practices Perception Scale (AMPPS), the Adjustment School Scale (ASC) as well as a questionnaire with social- demographic information such as age, gender and schooling. The data were analyzed in the SPSS software (Statistical Package for the Social Sciences), version 20. The results presented a significant and positive correlation between school adjustment and the perception of alienating maternal practices, specifically with the academic difficulties factors (r = 0,35; p<0,01) and disciplinary difficulties (r = 0,17; p<0,01). The opposite could be seen as regards both the general aspects about the school negative factors (r = -0,33; p<0,01) and the relation with teachers and students (r = 0,24; p<0,01). To conclude, it is necessary an extensive investigation concerning the drawbacks derived from divorce to the children, such as parental alienation, and then develop intervention proposals which consider the peculiar aspects of the families, more specifically the parents, in the infants’ and adolescents’ educational process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-11-23T12:55:18Z No. of bitstreams: 1 JHAA06042015.pdf: 1416971 bytes, checksum: 6ec7a1a36948cd7f80970949cd790cb0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-23T12:55:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JHAA06042015.pdf: 1416971 bytes, checksum: 6ec7a1a36948cd7f80970949cd790cb0 (MD5) Previous issue date: 2015-02-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectDivórcio - escolapt_BR
dc.subjectAlienação parentalpt_BR
dc.subjectEscola - famíliapt_BR
dc.titleAlienação parental e ajustamento escolar: um estudo correlacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonsêca, Patrícia Nunes da-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo verificar a correlação entre os fatores da alienação parental e ajustamento escolar. Para isso, contou-se com uma amostra de 229 estudantes com média de idade de 14,53 anos (amplitude 12 a 19 anos; DP=1,66), sendo 57,6 % do sexo feminino, 29% do ensino médio e 52,8% de escolas públicas da cidade de João Pessoa-PB. Os participantes responderam a Escala de Percepção das Práticas Maternas Alienantes (EPPMA), a Escala de Ajustamento Escolar (EAE), bem como um questionário com informações sociodemográficas como idade, sexo e escolaridade. Os dados foram analisados no software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 20. Os resultados mostraram que houve correlação significativa e positiva entre o ajustamento escolar e a percepção das práticas maternas alienantes, especificamente, com os fatores dificuldades acadêmicas (r = 0,35; p< 0,01) e dificuldades disciplinares (r = 0,17; p< 0,01) e negativa com os fatores de aspectos gerais sobre a escola (r = -0,33; p<0,01) e a relação com professores e estudantes (r = -0,24; p<0,01). Conclui-se que há necessidade de uma maior investigação acerca dos problemas advindos do divórcio para os filhos, como, por exemplo, a alienação parental, e, a partir de então, desenvolver propostas de intervenções que pensem nos aspectos peculiares das famílias, sobretudo dos pais, no processo educacional das crianças e adolescentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JHAA06042015.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.