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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29764
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Ana Luíza Nunes-
dc.date.accessioned2024-03-06T13:25:12Z-
dc.date.available2023-06-12-
dc.date.available2024-03-06T13:25:12Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29764-
dc.description.abstractThis research sought to analyze the memories and identities of literacy teachers from Baixa Verde community, in Poço Dantas city - PB (1969-1989), being outlined from memories, in a construction process of professional identity. The qualitative research used the oral history of life methodology and the semi-structured interview technique for data collection. The theoretical framework resorted to authors who discuss the themes of memory, identity and the teaching profession, such as Bosi (1994; 2003), Carvalho (2002); Halbwachs (2003), Le Goff (2013); Nóvoa (1999; 2000), Freire (2005; 2014) and others. The analyzes showed teachers' life, school degree and work, dialoguing with the community history in the rural area of Paraíba's hinterland, concretizing memories built in the past by the collaborators' reports. Thus, the collected narratives convey the experiences, community traditions and the literacy teachers' background, based on the memory that tells the difficulties, suffering and family life of each teacher. Finally, they reveal the struggle for survival by rural and professional work, which contributed to the identity construction of each one, building themselves by the trajectories lived, remembering the social environment in which they lived in Paraíba and Rio Grande do Norte's hinterland.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-03-06T13:25:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaLuízaNunesBezerra_Dissert.pdf: 3311753 bytes, checksum: 0b7e9aa8633443b32319905fd3ad0f46 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadorespt_BR
dc.subjectProfissão docentept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectLiteracy teacherspt_BR
dc.subjectTeaching professionpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleMemórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de baixa verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Elizete Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6701911861558330pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6277584512465905pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou analisar as memórias e identidades de professores alfabetizadores da comunidade de Baixa Verde, município de Poço Dantas – PB (1969-1989), sendo delineada a partir de lembranças, em um processo de construção da identidade profissional. A pesquisa qualitativa utilizou-se da metodologia da história oral de vida e da técnica de entrevista semiestruturada para a coleta de dados. O referencial teórico recorreu a autores que discutem sobre as temáticas da memória, identidade e profissão docente, como Bosi (1994; 2003), Carvalho (2002); Halbwachs (2003), Le Goff (2013); Nóvoa (1999; 2000), Freire (2005; 2014), dentre outros. As análises mostraram a vida, formação escolar e trabalho dos professores, dialogando com a história de uma comunidade da zona rural do sertão paraibano, concretizando memórias construídas no passado pelos relatos dos colaboradores. Assim, as narrativas coletadas fazem uma transmissão das vivências, tradições da comunidade e das experiências dos alfabetizadores, a partir da memória que conta as dificuldades, os sofrimentos e a vida em família de cada professor(a). Por fim, revelam a luta pela sobrevivência através dos trabalhos rural e profissional, que contribuíram para a construção identitária de cada um(a), construindo a si mesmo(a) por meio das trajetórias vividas, rememorando o meio social em que viveram no sertão da Paraíba e do Rio Grande do Norte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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