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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29785
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorde Azeredo, Cecília Soares-
dc.date.accessioned2024-03-06T20:29:43Z-
dc.date.available2024-03-06T20:29:43Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29785-
dc.description.abstractThe present work sought to investigate the convergences and divergences present between two proposals for teaching philosophy: the systematic-historical, by examining the work Filosofia em Sala de Aula: Teoria e Prática para o Ensino Médio, by Lídia Maria Rodrigo; and the creative-conceptual, through the examination of the work Metodologia do Ensino de Filosofia: Uma didática para o Ensino Médio, by Sílvio Gallo. Initially, the work aimed to explicit the importance of teaching philosophy for Brazilian secondary education, in order to clarify what legitimizes it at this stage of basic education. To this porpuse, firstly, a presentation of the recent history of philosophy teaching in Brazilian secondary education (from the Military Dictatorship to the present) was developed, which explained the disputes surrounding the teaching of philosophy. Next, the work examined how philosophy is conceived in some official documents (PCNEM, PCN+, OCEM and BNCC) and what role and importance is attributed to it for secondary education. Once clarified what legitimizes its presence in basic education, an examination was developed of the way in which the aforementioned works understand the challenges of teaching philosophy in Brazil and develop their proposals. Finally, from this examination, it was possible to determine not only the convergences between both proposals for teaching philosophy, but, above all, the divergences, which are summarized in the alignment of the systematic-historical proposal with the conception of philosophy established by official documents and in the misalignment of the creative-conceptual proposal with this conception.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Coordenação Filosofia (cfilosofia@cchla.ufpb.br) on 2024-03-06T20:29:43Z No. of bitstreams: 1 TCC - Cecília Azeredo - Ensino de Filosofia.pdf: 1697294 bytes, checksum: 7aa9fab12c6d11cc88cf8aad9aaac8a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-06T20:29:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Cecília Azeredo - Ensino de Filosofia.pdf: 1697294 bytes, checksum: 7aa9fab12c6d11cc88cf8aad9aaac8a1 (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectensino de filosofiapt_BR
dc.subjectdidáticapt_BR
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.subjectensino médiopt_BR
dc.titleEnsino de Filosofia e as Propostas Sistemático-Histórica e Criativo-Conceptualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Valter Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/7804933907112231pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4155703562802330pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho procurou investigar as convergências e divergências presentes entre duas propostas de ensino de filosofia: a sistemático-histórica, mediante o exame da obra Filosofia em Sala de Aula: Teoria e Prática para o Ensino Médio, de Lídia Maria Rodrigo; e a criativo-conceptual, mediante o exame da obra Metodologia do Ensino de Filosofia: Uma didática para o Ensino Médio, de Sílvio Gallo. Inicialmente, o trabalho visou explicitar a importância do ensino de filosofia para o ensino médio brasileiro, a fim esclarecer aquilo que a legitima nesta etapa da educação básica. Para isso, primeiramente, foi desenvolvida uma apresentação da história recente do ensino de filosofia no ensino médio brasileiro (da Ditadura Militar à atualidade), que explicitou as disputas em torno do ensino de filosofia. Em seguida, o trabalho examinou de que forma a filosofia é concebida em alguns documentos oficiais (PCNEM, PCN+, OCEM e BNCC) e qual papel e importância lhe é atribuída para o ensino médio. Uma vez esclarecido aquilo que legitima sua presença na educação básica, foi desenvolvido um exame do modo como as supracitadas obras compreendem os desafios do ensino de filosofia no Brasil e elaboram suas propostas. Por fim, a partir deste exame, foi possível determinar não somente as convergências entre ambas as propostas de ensino de filosofia, mas, sobretudo, as divergências, que se sintetizam no alinhamento da proposta sistemático-histórica à concepção de filosofia estabelecida pelos documentos oficiais e no desalinhamento da proposta criativo-conceptual a esta concepção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFilosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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