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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29802
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jéssica Emanuelly Santos Barboza da-
dc.date.accessioned2024-03-08T11:22:34Z-
dc.date.available2024-03-08-
dc.date.available2024-03-08T11:22:34Z-
dc.date.issued2024-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29802-
dc.description.abstractReligion has always been present in Brazilian history and, consequently, in education. Debates surrounding religion in education are as old as the country itself. Colonizers used religion as a means of indoctrination and imposition of their ideologies. The Federal Constitution of 1988, the Law of Directives and Bases for National Education (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB) of 1996, and the National Common Curricular Base (Base Nacional Comum Curricular - BNCC) of 2018 were important instruments for changing education in the country. This paper briefly analyzes the history of Religious Education (RE) in Brazil, from the colonial period to the present day, from a historical and political perspective. It is a bibliographic and documentary research that sought to discuss the relationship between RE and the imminent dangers of religious intolerance, as well as the issues of its provision in Brazilian schools, based on the cited documents. The work had a qualitative approach and used the deductive method to identify and analyze the meanings constructed from these texts. The results show that the history of RE has undergone many tensions over the years and that the struggles to make RE more plural and inclusive are still ongoing, with some small gains. It is concluded that the norms of the BNCC are not fully enforced and that religious intolerance continues to plague the country, requiring a focus on teacher training, openness to teacher work in specialized RE in schools, and compliance with current legislation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-03-08T11:22:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JESBS08032024.PDF: 690214 bytes, checksum: 2f5754ab898d2480f55d2ab20500973c (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.titleEnsino religioso na educação brasileira: breve análise históricapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Rita Cristiana-
dc.description.resumoA religião sempre esteve presente na trajetória brasileira e, consequentemente, na educação e os debates em torno da religião na educação são tão antigos quanto o próprio país. Os colonizadores utilizaram a religião como forma de doutrinação e imposição de suas ideologias. A Constituição Federal (CF) de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, foram importantes instrumentos para mudar o ER no país. Este trabalho analisa brevemente a história do Ensino Religioso (ER) no Brasil, desde o período colonial até os dias atuais, do ponto de vista da história e da política. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que buscou discutir sobre a relação entre o ER e os perigos iminentes da intolerância religiosa e as questões de sua oferta nas escolas brasileiras, com base nos documentos citados. O trabalho teve abordagem qualitativa e utilizou o método dedutivo para identificar e analisar os significados construídos a partir desses textos. Os resultados demonstram que a história do ER sofreu várias tensões ao longo dos anos e que as lutas para tornar o ER mais plural e inclusivo ainda continuam, com alguns pequenos ganhos. Conclui-se que as normativas da BNCC não estão completamente em vigor e que a intolerância religiosa continua assolando o país, sendo necessário foco na formação docente, abertura para atuação docente em ER especializado nas escolas e cumprimento da legislação vigente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

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