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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Sandrelle Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-03-12T13:22:25Z-
dc.date.available2023-08-28-
dc.date.available2024-03-12T13:22:25Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29841-
dc.description.abstractThis thesis analyzes the presence of the child's voice in Brazilian children's poetry, taking as a starting point the work Poesias Crianças, by Olavo Bilac, published in 1904, to the contemporary production of poems for children, in a selection of 100 books to which we had access during the search. We initially bring an account of the changes in the way childhood was seen in the West over time, based on the studies of Ariès (1981), Gélis (1991) and Perrotti (1986), as well as their specificities in Brazilian soil, studied by Priore ( 2007) and Dourado and Fernandes (1999), and the consequences of this “discovery” of childhood by the human sciences, supported by Gouvêa (2011) and Souza (1997). We also present how Brazilian literature written for children emerges, mainly from the point of view of narratives, and we comment on how this look at childhood can also be studied from the literary text, based on Zilberman (1987), Lajolo and Zilberman (2002) and Coelho (2006, 2010). Then, we arrive at the specificities of national poetry aimed at children, and make a historical journey of the appearance and developments of children's poetic production in Brazil, dialoguing with Bordini (1986, 1989), Coelho (2006), Cecantinni and Aguiar (2012), Camargo (2000, 2012) among others. Next, we bring the main quantitative results of the analysis of our corpus, and outline the criteria for defining our categories of analysis. In the last chapter, we look in depth at some complete poetic works, focusing on the voices that appear in the texts and their relationship with aesthetic quality, production period, pedagogical character and child representativeness. Finally, we conclude that although it is important for a possible identification of the reader with the poetic text, the lyrical subject is just one of the resources that can be used by authors of poems to produce a text in verses of quality for children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-03-12T13:22:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SandrelleRodriguesDeAzevedo_Tese.pdf: 17691591 bytes, checksum: 0b0dc768241d87b714ca004c01d025c0 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoesia infantil - Brasilpt_BR
dc.subjectVoz da criançapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectChildren's poetry - Brazilpt_BR
dc.subjectChild's voicept_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.titleA voz da criança na poesia infantil brasileirapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Alves, José Hélder Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9555200867280081pt_BR
dc.description.resumoEsta tese analisa a presença da voz da criança na poesia infantil brasileira, tendo como ponto de partida a obra Poesias infantis, de Olavo Bilac, publicada em 1904, até a produção contemporânea de poemas para crianças, num recorte de 100 livros a que tivemos acesso durante a pesquisa. Trazemos inicialmente um relato das mudanças na forma como a infância foi vista no ocidente através do tempo, fundamentados nos estudos de Ariès (1981), Gélis (1991) e Perrotti (1986), bem como suas especificidades em solo brasileiro, estudadas por Priore (2007) e Dourado e Fernandes (1999), e os desdobramentos dessa “descoberta” da infância pelas ciências humanas, apoiados em Gouvêa (2011) e Souza (1997). Apresentamos também como surge a literatura brasileira escrita para crianças, principalmente do ponto de vista das narrativas, e comentamos como esse olhar sobre a infância também pode ser estudado a partir do texto literário, embasados por Zilberman (1987), Lajolo e Zilberman (2002) e Coelho (2006, 2010). Em seguida, chegamos às especificidades da poesia nacional voltada para crianças, e fazemos um percurso histórico do aparecimento e desdobramentos da produção poética infantil no Brasil, dialogando com Bordini (1986, 1989), Coelho (2006), Cecantinni e Aguiar (2012), Camargo (2000, 2012) entre outros. Na sequência, trazemos os principais resultados quantitativos da análise do nosso corpus, e traçamos os critérios de definição das nossas categorias de análise. No último capítulo, olhamos, de maneira aprofundada, algumas obras poéticas completas, com foco nas vozes que se apresentam nos textos e suas relações com qualidade estética, época de produção, caráter pedagogizante e representatividade infantil. Por fim, concluímos que embora seja importante para uma possível identificação do leitor com o texto poético, o sujeito lírico é apenas um dos recursos que podem ser utilizados pelos autores de poemas para a produção de um texto em versos de qualidade para as crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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