Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2984
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Fernanda Lúcia Santos Silva da. | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-24T12:00:00Z | - |
dc.date.available | 2015-03-02 | - |
dc.date.available | 2017-11-24T12:00:00Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2984 | - |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene como objetivo de estudio la cultura y su pluralidad con el foco en el mundo hispánico y como él está representado en el libro didáctico de español como lengua extranjera (E/LE) de la enseñanza secundaria II. Nuestra propuesta es investigar como esos dos aspectos fueron desarrollados en el libro Cercanía, que fue indicado en el PNLD 2014. Para eso, utilizamos el libro del 6º año del alumno. Tenemos como objetivo específico analizar este libro y verificar si realmente el mismo presenta la pluralidad cultural hispánica, cómo ella es presentada y con cuáles objetivos. De esa forma, nuestra investigación posee un carácter cualitativo y cuantitativo. Para alcanzar nuestros objetivos, nos basamos teóricamente en los documentos oficiales que conducen el sistema educacional brasileño. En seguida, rescatamos la historia de los primeros materiales didácticos hasta la configuración de libro didáctico (LD) que tenemos en los días de hoy. En lo que concierne a la cultura, tratamos de sus principales definiciones para establecer el concepto de cultura que adoptamos en nuestro trabajo, la pluralidad cultural y la relación de la lengua y cultura. Después, presentamos la metodología de nuestro trabajo donde exponemos nuestros objetivos, los aspectos analizados, así como una descripción del objeto de análisis. Por fin, presentamos los datos, análisis y los resultados de nuestra investigación. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-11-24T12:00:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FLSSC02032015.pdf: 1273603 bytes, checksum: 31530ce5c333013a27809deb1f25a86b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-11-24T12:00:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FLSSC02032015.pdf: 1273603 bytes, checksum: 31530ce5c333013a27809deb1f25a86b (MD5) Previous issue date: 2015-03-20 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola – estudo e ensino. | pt_BR |
dc.subject | Livro didático – espanhol | pt_BR |
dc.subject | Pluralidade cultural hispânica | pt_BR |
dc.subject | Cercanía – livro didático – análise | pt_BR |
dc.title | A pluralidade cultural hispânica em Cercanía | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martorelli, Ana Berenice Peres | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo de estudo a cultura e a sua pluralidade com o foco no mundo hispânico e como ele está representado no livro didático de espanhol como língua estrangeira (E/LE) do ensino fundamental II. Nossa proposta é investigar como esses dois aspectos são desenvolvidos no livro Cercanía, que foi indicado no PNLD 2014. Para isso, utilizamos o livro do 6º ano do aluno. Temos como objetivo específico analisar este livro e verificar se, realmente, o mesmo apresenta a pluralidade cultural hispânica, como ela é apresentada e com quais objetivos. Dessa forma, nossa pesquisa possui um caráter qualitativo e quantitativo. Para alcançarmos nossos objetivos, nos embasamos teoricamente nos documentos oficiais que regem o sistema educacional brasileiro. Em seguida, resgatamos a história dos primeiros materiais didáticos até a configuração de livro didático (LD) que temos nos dias de hoje. No que tange à Cultura, tratamos de suas principais definições para estabelecer o conceito de cultura que adotamos em nosso trabalho, a pluralidade cultural e a relação da língua e cultura. Depois, apresentamos a metodologia de nosso trabalho, onde expomos nossos objetivos, os aspectos analisados, assim como uma descrição do objeto de análise. Por fim, apresentamos os dados, análises e resultados de nossa investigação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FLSSC02032015.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons