Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29857
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Leandro Alves de-
dc.date.accessioned2024-03-12T19:48:14Z-
dc.date.available2023-08-14-
dc.date.available2024-03-12T19:48:14Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29857-
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to identify which behavioral aspects are related to vaccine hesitation against COVID-19 in the light of social marketing. It is a research of qualitative nature. To obtain the data, interviews were applied with the elaboration of a semi-structured script, where ten people who were interviewed expressed the behavior of vaccine hesitation. The data obtained from the application of questionnaires were categorized according to content analysis of Bardin. The categories of this study were defined a priori, with the three established categories corresponding to the three specific objectives of this research and the subcategories corresponding to the questions of the interview script. The results obtained showed that among the respondents the perception that the pandemic was not severe possibly had implications on the behavior of vaccine hesitancy toward the COVID-19 vaccine. The data obtained from the survey indicates that the main reasons for vaccine hesitancy among respondents are lack of confidence in the efficacy of the vaccine, concern about possible health problems the vaccine could cause, and, in a lower incidence, the cultural, religious, or political influence. Finally, the research highlights the need for social marketing programs and campaigns to overcome vaccine hesitancy in the Brazilian context, given the untapped potential of this approach.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-03-12T19:48:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeandroAlvesDeBrito_Dissert.pdf: 1162765 bytes, checksum: 3d126125f5e241c288ff4a0eb9926bb8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-12T19:48:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LeandroAlvesDeBrito_Dissert.pdf: 1162765 bytes, checksum: 3d126125f5e241c288ff4a0eb9926bb8 (MD5) Previous issue date: 2023-07-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectVacinação - Covid-19pt_BR
dc.subjectHesitação vacinalpt_BR
dc.subjectMarketing socialpt_BR
dc.subjectVaccine hesitancypt_BR
dc.subjectSocial marketingpt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleAspectos relacionados à hesitação vacinal: uma investigação à luz dos princípios de marketing socialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Barboza, Stephanie Ingrid Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293634982850116pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Mota, Flavio Perazzo Barbosa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6882923273884710pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390384963660113pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo principal identificar quais os aspectos comportamentais estão relacionados à hesitação da vacina contra a COVID-19 à luz do marketing social. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. Para obtenção dos dados, foi realizada a aplicação de entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado, onde foram entrevistadas dez pessoas que manifestaram o comportamento da hesitação vacinal. Os dados obtidos com a aplicação das entrevistas foram categorizados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin. As categorias do trabalho foram definidas aprioristicamente, sendo que as três categorias estabelecidas correspondem aos três objetivos específicos da pesquisa e as subcategorias correspondem às questões do roteiro de entrevista. Os resultados obtidos mostraram que entre os pesquisados houve a percepção de que a pandemia não foi grave e isso possivelmente teve implicações no comportamento da hesitação vacinal entre os pesquisados. Os dados obtidos na pesquisa indicam que os principais motivos para a hesitação vacinal entre os entrevistados são falta de confiança na eficácia da vacina, preocupação com possíveis problemas de saúde que a vacina pudesse causar e em menor incidência a influência cultural, religiosa ou política. Por fim, a pesquisa evidencia a necessidade de programas e campanhas de marketing social para vencer a hesitação vacinal no contexto brasileiro, dado o potencial inexplorado dessa abordagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LeandroAlvesDeBrito_Dissert.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LeandroAlvesDeBrito_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons