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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29872
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorXavier, Maria Kamylla e Silva-
dc.date.accessioned2024-03-13T17:44:03Z-
dc.date.available2023-08-02-
dc.date.available2024-03-13T17:44:03Z-
dc.date.issued2023-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29872-
dc.description.abstractThis doctoral research aims to analyze the profile of current high school physics teachers in Brazil, considering intersectional aspects, highlighting those employed by the state of Paraiba, in Northeastern Brazil. To describe the national scenario, it uses microdata from the 2020 Basic Education Census (in the format made available by INEP until February 2022), treated by the R programming environment. To describe Paraiba’s scenario, in addition to INEP’s microdata, a questionnaire was administered to state schools’ physics teachers. The theoretical framework, based on Cultural Studies of Education and Science, as well as on Gender and Intersectionality Studies, seeks to articulate contributions from these fields to analyze the profile of physics teachers. The analysis uses descriptive statistics and multivariate data analysis, discussed in the light of intersectionality. The results indicate a predominant type or profile among high school physics teachers in Brazil: male, white, working in temporary contracts in the state’s public schools. Only 24.1% have a degree in Physics. Within Paraiba, the scenario is the same and presents much higher sex/gender inequality when compared to the national average; and, although the number of black people is greater, blacks, especially women, are more under-represented than at the national level. Methodologically, the articulation of macro and micro approaches can help to understand the gender, race, and class inequality that limits the advancement of women in physics, particularly as high school teachers. The results can contribute to teacher training policies and actions to stimulate the entry and permanence of women in physics and physics teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-03-13T17:44:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaKamyllaeSilvaXavier_Tese.pdf: 2355579 bytes, checksum: 64b49330a9a4de4e8b15497ac510c2d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-13T17:44:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MariaKamyllaeSilvaXavier_Tese.pdf: 2355579 bytes, checksum: 64b49330a9a4de4e8b15497ac510c2d8 (MD5) Previous issue date: 2023-04-26en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores/as de físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInterseccionalidadept_BR
dc.subjectPhysics teacherspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectIntersectionalitypt_BR
dc.titleAnálise interseccional do perfil do professorado de física do ensino médio na Paraíba e no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Eulina Pessoa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4066341343633963pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7129462502323095pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa de doutorado objetivo analisar o perfil do professorado de Física em exercício no Ensino Médio no Brasil, destacando a rede estadual da Paraíba e considerando aspectos interseccionais. Para a descrição do panorama nacional utilizo os microdados do Censo da Educação Básica de 2020 no formato disponibilizado pelo INEP até fevereiro de 2022, tratados no ambiente de programação R. Para a delimitação do panorama estadual considero, além dos microdados, o material empírico produzido a partir da aplicação de questionário. O referencial teórico se baseia nos Estudos Culturais da Educação e da Ciência, nos Estudos de Gênero e da Interseccionalidade, buscando articular contribuições desses campos para analisar o perfil do professorado de Física. A análise emprega estatísticas descritivas e análise multivariada de dados, discutidas à luz da Interseccionalidade. Os resultados apontam um tipo ou perfil predominante entre os/as professores/as de Física no Ensino Médio no Brasil: masculino, branco, em regime de contratação temporária e lotado na rede pública estadual. Apenas 24,1% têm formação em Licenciatura em Física. No âmbito do estado da Paraíba o cenário se mantém e apresenta desigualdade de sexo/gênero bem maior que a média nacional; e, embora haja maior número de pardos/as, as pessoas pretas, especialmente as mulheres, são mais sub-representadas do que no âmbito nacional. Considero que a articulação de abordagens macro e micro pode ajudar a compreender a desigualdade de gênero, raça e classe que limita o avanço das mulheres na Física, particularmente como professoras na Educação Básica. Os resultados podem contribuir para políticas de formação docente e ações de estímulo ao ingresso e permanência de mulheres na Física e no Ensino de Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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