Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCouto, Juliana Santos Rezende de Araújo-
dc.date.accessioned2024-03-14T10:14:20Z-
dc.date.available2023-08-30-
dc.date.available2024-03-14T10:14:20Z-
dc.date.issued2023-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29876-
dc.description.abstractThe main goal of this work is to carry out an analytical and performative study, focusing on northeastern musical genres (baião and maracatu), mainly in terms of rhythmic and modal characteristics present in the First Sonata for Violin and Piano (1949), by José Siqueira. In the first chapter we carry out a brief contextualization about the composer José Siqueira and his relationship with northeastern music, in addition to explaining the northeastern musical genres present in the work. Still, we address some theoretical and practical aspects of the trimodal system developed by the composer and briefly expose the classical sonata form to guide the analysis of the work. In the second chapter, we focused on the analytical study of the three movements of the work, analyzing it formally, harmonically/modally, thematically, and rhythmically, using William Caplin's (Classical Form, 1998) and James Hepokoski's works as theoretical references. and Warren Darcy (Elements of Sonata Theory, 2006). Finally, in the last chapter, we approach the performance construction process of the work, in which we selected some excerpts from the three movements, where we brought suggestions of an interpretative nature, in which they were based on the understanding of the style of the northeastern musical elements present in the work. We reviewed the bows, fingerings, dynamics and articulations indicated in the score, aspects for which we recommend some changes, as a contribution to a better understanding of the composer's idea.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-03-14T10:14:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaSantosRezendeDeAraújoCouto_Dissert.pdf: 20788711 bytes, checksum: 0afb044de9b34c058e5866ddf001a2f2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-14T10:14:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaSantosRezendeDeAraújoCouto_Dissert.pdf: 20788711 bytes, checksum: 0afb044de9b34c058e5866ddf001a2f2 (MD5) Previous issue date: 2023-06-12en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica - Brasilpt_BR
dc.subjectSiqueira, José, 1907-1985pt_BR
dc.subjectSonata - Performancept_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectPrimeira sonata para violino e pianopt_BR
dc.subjectMusic - Brazilpt_BR
dc.subjectBrazilian musicpt_BR
dc.subjectFirst sonata for violin and pianopt_BR
dc.titleA primeira sonata para violino e piano de José Siqueira (1949): um estudo analítico e performáticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bujes, Paula Farias-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 14/03/2024pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 14/03/2024pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo realizar um estudo analítico e performático, com enfoque nos gêneros musicais nordestinos (baião e maracatu), principalmente no que tange características rítmicas e modais presentes na Primeira Sonata para Violino e Piano (1949), de José Siqueira. No primeiro capítulo realizamos uma breve contextualização a respeito do compositor José Siqueira e sua relação com a música nordestina, além de explicitar os gêneros musicais nordestinos presentes na obra. Ainda, abordamos alguns aspectos teóricos e práticos sobre o sistema trimodal desenvolvido pelo compositor e expusemos de maneira breve a forma sonata clássica como forma de nortear a análise da obra. No segundo capítulo, detivemo-nos no estudo analítico dos três movimentos da obra, analisando-a formal, harmônica/modal, temática e ritmicamente, tendo como referencial teórico a obra de William Caplin (Classical Form, 1998), e a de James Hepokoski e Warren Darcy (Elements of Sonata Theory, 2006). Por fim, no último capítulo, abordamos o processo de construção performática da obra, no qual selecionamos alguns trechos dos três movimentos, onde trouxemos sugestões de cunho interpretativo, no qual foram baseadas no entendimento do estilo dos elementos musicais nordestinos presentes na obra. Revisamos as arcadas, dedilhados, dinâmicas e articulações indicadas na partitura, aspectos para os quais recomendamos algumas alterações, com o propósito de contribuir para um melhor entendimento da ideia do compositor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaSantosRezendeDeAraújoCouto_Dissert.pdf20,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons