Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29894
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRaimundo, Klécio de Assis-
dc.date.accessioned2024-03-22T10:22:19Z-
dc.date.available2023-09-15-
dc.date.available2024-03-22T10:22:19Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29894-
dc.description.abstractObserving the studies related to the process of acquiring a foreign language as an L2, one can see that there are several points of dissimilarity between the mother tongue (L1) and the L2, which end up influencing a process of phonological transfer from L1 to L2. Thus, the use of methods that appropriate concepts such as phonological awareness becomes relevant for the process of assimilation/understanding of phonetic-phonological characteristics of the target language, which correlates the students' previous phonological knowledge with the new perspectives brought by L2. To support this research, prosodic studies were used (Cagliari, 1992; Nespor, 2010; Gayer, 2015); the acoustic theory of speech production (Sousa, 1994; Barbosa; Madureira, 2015); and studies on Phonological Awareness (Freitas, 2011; Alves, 2012). In this bias, the present study seeks to propose didactic material for high school, more specifically for the English language curriculum component, which presents activities that aim at an approach focused on the use of orality linked to writing and reading, thus seeking to boost knowledge about phonological awareness that helps in the L2 acquisition process, attenuating the transfer of the phonetic-phonological characteristics of the L1 over the L2. It is hypothesized that the work that prioritizes the use of orality and the development of phonological awareness makes it possible to attenuate the phonological transfer that occurs in the process of acquiring an L2.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-03-22T10:22:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KlécioDeAssisRaimundo_Dissert.pdf: 2616162 bytes, checksum: 7e175d2fef6e1eacc87bacde09afffca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-22T10:22:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KlécioDeAssisRaimundo_Dissert.pdf: 2616162 bytes, checksum: 7e175d2fef6e1eacc87bacde09afffca (MD5) Previous issue date: 2023-02-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguística - Ensinopt_BR
dc.subjectAquisição de L2pt_BR
dc.subjectConsciência fonológicopt_BR
dc.subjectProposta de material didáticopt_BR
dc.subjectLinguistics - Teachingpt_BR
dc.subjectL2 Acquisitionpt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subjectTeaching material proposalpt_BR
dc.titleAtividades de consciência fonológica na produção do inglês como L2: uma proposta de material didático para alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474717309070835pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2501933788228978pt_BR
dc.description.resumoAo observar os estudos ligados ao processo de aquisição de língua estrangeira, como L2, percebe-se que existem várias diferenças entre a língua materna (L1) e a L2, que acabam influenciando o processo de transferência fonológica da L1 para a L2. Dessa forma, torna-se pertinente utilizar métodos que se apropriem de conceitos como o da consciência fonológica para o processo de assimilação e compreensão das características fonético-fonológicas da língua-alvo, que correlaciona o conhecimento fonológico prévio dos alunos com as novas perspectivas trazidas pela L2. Para fundamentar esta pesquisa, foram utilizados estudos prosódicos (Cagliari, 1992; Nespor, 2010; Gayer, 2015), a teoria acústica de produção da fala (Sousa, 1994; Barbosa; Madureira, 2015) e os estudos sobre consciência fonológica (Freitas, 2011; Alves, 2012). Nesse sentido, o presente estudo busca propor um material didático para o ensino médio, mais especificamente para o componente curricular de língua inglesa, que apresente atividades com o objetivo de abordar a oralidade em conjunto com a escrita e a leitura, buscando, assim, impulsionar o conhecimento sobre a consciência fonológica que auxilia no processo de aquisição da L2, reduzindo a transferência das características fonético-fonológicas da L1 para a L2. A hipótese é que o trabalho que prioriza a utilização da oralidade e o desenvolvimento da consciência fonológica possibilita reduzir a transferência fonológica que ocorre no processo de aquisição de uma L2.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KlécioDeAssisRaimundo_Dissert.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons