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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29902
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dantas, Caio Lívio Sulpino | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-24T16:46:03Z | - |
dc.date.available | 2024-03-24T16:46:03Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29902 | - |
dc.description.abstract | Unavailable | pt_BR |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Husserl | pt_BR |
dc.subject | fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | epoché | pt_BR |
dc.subject | Descartes | pt_BR |
dc.subject | Kant | pt_BR |
dc.title | Descartes, Kant e a Epoché Husserliana | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Persch, Sérgio Luís | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://lattes.cnpq.br/0515238387960441 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8497217006277512 | pt_BR |
dc.description.resumo | Para Husserl, a objetividade científica resta, em nosso tempo, integrada à estrutura da consciência de mundo mais habitual. Semelhante correlação entre epistemologia e consciência daria vazão a uma atitude natural afeita ao primado científico moderno e às percepções decorrentes desse primado. Contudo, se há mais de um modo de apresentação de mundo ao ser humano, então seria possível cambiar a atitude natural da consciência diante dos fenômenos, isto é, seria possível a modificação da orientação temático-significativa diante da vida, e da vida diante de nós. A noção de consciência transcendental, em Husserl, difere da consciência fenomenológica por compreender ser possível essa transitoriedade constituinte da consciência. Observadas as influências dos filósofos René Descartes e Immanuel Kant sobre o conceito husserliano de epoché, demonstra-se como o mundo transcendental descrito por Husserl se apresenta como resultado sequencial da redução eidético-fenomenológico-transcendental alicerçada no cogito. A epoché, o suspender das representações legiferantes da razão, parece implicar em uma simplicidade: o esforço pela abstenção de julgamentos conceituais. Discutiremos, assim, a formatação que Husserl dá à crise do objetivismo científico: a causalidade da consciência moderna como restauração do papel das perceções casuais frente aos universais e condição de possibilidade do conhecimento genuinamente natural. O que só fora possível devido à sua leitura da dupla de pensadores modernos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Filosofia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Filosofia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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