Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29909
Tipo: | TCC |
Título: | Para Quem Serve o Curso de Filosofia? A Violência Epistêmica Que Molda o Currículo de Filosofia |
Autor(es): | de Souza, Vinicius Morais |
Primeiro Orientador: | Reis, Diego dos Santos |
Resumo: | Este trabalho almeja analisar a história recente do curso de filosofia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com um foco na licenciatura, questionando que perfil de licenciado/a o curso forma. Busca-se pensar se a formação atual é coerente com os objetivos traçados, se considera o ensino de filosofia como disciplina de formação básica, e, principalmente, se responde aos anseios e interesses daqueles/as que buscam se aprofundar, em perspectivas diversas, na investigação filosófica. Para isso, o trabalho tem como referencial teórico, sobretudo, a obra A construção do outro como não-ser como fundamento do ser, de Sueli Carneiro. O trabalho tem como metodologia a pesquisa historiográfica/arquivística/documental, que faz um trabalho de preservação da memória do curso e evidencia dados relevantes à sua construção e manutenção, além de ser uma pesquisa bibliográfica, que faz o trabalho de análise crítica dos documentos apresentados. Dado o escopo e o recorte restritos do trabalho de conclusão de curso, a pesquisa aponta caminhos críticos, com vistas a apresentar considerações, condições e contradições a serem repensadas no processo de revisão curricular do curso. |
Abstract: | This paper aims to analyze the current state and recent history of the philosophy course at the Federal University of Paraíba (UFPB), with a focus on the undergraduate degree, questioning what profile of graduate the course produces. The aim is to consider whether current training is coherent with the objectives set, whether it considers the teaching of philosophy as a basic training subject and, above all, whether it responds to the desires and interests of those who seek to delve deeper into philosophical research from different perspectives. To this end, the work's theoretical reference is mainly Sueli Carneiro's The construction of the other as non-being as the foundation of being. The work's methodology is historiographical research, which preserves the memory of the course and highlights information relevant to its construction and maintenance, as well as bibliographical research, which critically analyzes the historiography surveyed. Given the due limited scope of a graduate level dissertation, the research points out critical paths, with a view to presenting considerations and conditions to be rethought in the process of revising the philosophy course’s curriculum. |
Palavras-chave: | ensino de filosofia história da filosofia epistemicídio violência epistêmica formação filosófica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Filosofia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29909 |
Data do documento: | 7-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PARA QUEM SERVE O CURSO DE FILOSOFIA TCC Vinicius.pdf | TCC em PDF | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.