Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29949
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouto, Carlos Eduardo Silva-
dc.date.accessioned2024-04-02T14:53:40Z-
dc.date.available2023-07-05-
dc.date.available2024-04-02T14:53:40Z-
dc.date.issued2024-07-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/29949-
dc.description.abstractNo Abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2024-04-02T14:53:40Z No. of bitstreams: 1 CESS05072023.pdf: 1241001 bytes, checksum: d527c95112040fa4b0c66dcbcdcef205 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-02T14:53:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CESS05072023.pdf: 1241001 bytes, checksum: d527c95112040fa4b0c66dcbcdcef205 (MD5) Previous issue date: 2024-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro literáriopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.title"Menino de engenho" e o processo de letramento na educação de jovens e adultos - EJApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Hermano de França-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta “Menino de engenho”, escrito por José Lins do Rêgo, enquanto recurso temático para o letramento de jovens e adultos, por meio de três eixos teóricos norteadores: i) o livro citado anteriormente; ii) letramento; e iii) Educação de Jovens e Adultos - EJA. A existência desta escrita se justifica por causa da sua relevância educacional, ao passo que traz uma discussão baseada na utilização de temáticas apresentadas por um livro didático, respeitando o contexto socioeconômico do aluno da EJA. O objetivo geral deste trabalho é apresentar “Menino de engenho”, enquanto recurso temático, para o letramento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Já os objetivos específicos são: contribuir teoricamente para a discussão sobre a temática; reforçar a importância da literatura para o ensino/letramento; e discutir temáticas trazidas pela leitura de “Menino de engenho”. Esses objetivos foram concretizados por intermédio da pesquisa bibliográfica, caminho metodológico que será apresentado no capítulo referente às discussões metodológicas, resultando na apresentação de possiblidades para a promoção do letramento, no âmbito da EJA, porque aborda questões sociais inerentes ao universo do aluno dessa modalidade de ensino. Conforme será observado nos capítulos que se seguem, por intermédio da obra, podese discutir questões relacionadas à estrutura social e econômica vigentes, questões étnicoraciais e de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CESS05072023.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons